Base Líquida Make B Air Power pode substituir o Protetor Solar?

Não é novidade para ninguém que o primeiro cuidado com a pele é o uso de protetor solar. Todos os dermatologistas são unânimes quanto à recomendação de usar filtro solar diariamente no rosto para garantir cuidado e prevenção do envelhecimento precoce da pele.

Mas a cada dia chegam mais produtos inovadores no mercado com alto fator de proteção solar (FPS) e surge a dúvida se esses produtos podem substituir o uso do protetor solar tradicional. Como é o caso da nova base líquida de Make B do O Boticário que tem FPS 55.

Benefícios do Protetor Solar

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer, o melanoma é um tipo de câncer de pele que acomete, em sua maioria, adultos brancos, acima dos 40 anos, e é um câncer que atinge as células que produzem a melanina que é a substância que determina a cor da pele, e corresponde a 3% dos tipos de câncer de pele, que por sua vez corresponde a 30% dos tipos de câncer existentes. Adultos negros e crianças de todos os tipos, são os menos afetados.

Em todos os tipos de câncer de pele, a exposição abusiva aos raios ultravioletas são a maior causa. Os raios solares causam queimaduras, e uma das formas de se proteger é usando o filtro ao expor ao sol prolongadamente no horário de maior incidência solar que é de 10h às 16h.

Além do risco de causar um câncer de pele, a exposição ao sol ainda pode provocar manchas, vermelhidão, por isso, mesmo em horários de sol mais ameno, o INCA recomenda o uso de barreiras físicas, como chapéus e guarda-sol, além de uso de protetor solar com FPS 15 ou mais.

Absorção de Vitamina D

Um grande paradoxo se forma quando fazemos exames de sangue e observamos deficiência de vitamina D em nosso organismo e o médico recomenda a exposição ao sol para reposição das taxas por 15 minutos no sol de meio-dia (ao sol do equador, sem interferência de nuvens. O tempo pode variar dependendo da latitude e cor da pele – podendo chegar a 30 minutos).

Mas por quê a Vitamina D é tão importante e por quê devemos tomar sol? Acontece que o sol é necessário para converter 7-dehydrocholesterol em vitamina D3. Por mais contraditório que possa parecer, a carência de Vitamina D em nosso corpo pode nos levar a ter muitas outras doenças graves, como osteoporose, raquitismo, depressão e inclusive câncer de próstata e mama; e até mesmo psoríase que é uma inflamação da pele. Quando não temos níveis suficientes de vitamina D, o cálcio não é absorvido pelo intestino, então, não adianta tomar leite, ou suplementos de cálcio se há carência de vitamina D.

O ideal é a exposição consciente ao sol para melhora dos níveis de vitamina D e nos demais momentos, proteção total. Mas para além da exposição, a pessoa tem que ter uma dieta equilibrada, que inclua gorduras saudáveis em seu dia a dia. É sabido que o colesterol, tão temido por todos nós, é necessário para a metabolização da Vitamina D, atuando com um percursor desta vitamina. Você também pode ingerir vitamina D em sua alimentação com alimentos ricos em colesterol. Sabe o famoso óleo de fígado de bacalhau? Pois então, em 100g temos 570 mg de colesterol e 10.000 IU de vitamina D. Outras fontes interessantes de Vitamina D são a banha de porco, a manteiga e gema de ovo (de animais que pastam e recebem luz solar também) além de vários peixes e frutos do mar. Interessante é que com o avanço de novas pesquisas, estes alimentos ditos como ruins para sua saúde por elevar o colesterol, começam a provar seu valor nutricional, mas isso é assunto para um outro post.

Quantidade por Área e Como aplicar Corretamente o Filtro Solar

Agora que já entenderam que tomar sol não é o maior dos pecados, mas que precisamos ter uma exposição solar consciente, vamos à aplicação do protetor solar de modo correto.

Considerando que já pegou o seu sol saudável e agora quer continuar na praia, você deve aplicar o protetor solar corretamente para evitar queimaduras e bronzear uniformemente sem manchas, lembrando que nas áreas, como rosto que são mais suscetíveis a manchas, devemos usar filtro solar constantemente.

O protetor solar deve ser aplicado preferencialmente com a pessoa nua, com a pele seca, para que nenhuma parte fique desprotegida. E apenas depois de 15 minutos que pode vestir a roupa e expor ao sol após 30 minutos. Não esquecer de orelhas, nuca, mãos, pés e cabeça, no caso dos carecas. Para a região dos olhos e pálpebras, usar protetores específicos para esta área ou filtro solar infantil que são mais adequados para peles sensíveis.

Em caso de suor excessivo ou emersão em água o protetor solar deve ser reaplicado novamente. E mesmo que isso não ocorra, é imprescindível a reaplicação a cada duas horas de exposição ao sol.

Um grande problema ocorre quando a aplicação do protetor solar é deficiente, pois as pessoas acreditam estar protegidas e acabam se queimando gravemente. Por tanto para um efeito de proteção completa, a aplicação tem que ser abundante.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia criou a “regra da colher de chá” que diz que para cada parte do corpo uma quantidade de colher de chá.

  • Para cada braço e antebraço – 1 colher de chá
  • Rosto, cabeça e pescoço – 1 colher de chá
  • Para cada coxa – 1 colher de chá
  • Para cada perna – 1 colher de chá
  • Torso (tórax, barriga e virilha) – 2 colheres de chá
  • Costas e nádegas – 2 Colheres de chá

Protetor Solar com Cor

contei aqui que tenho usado o protetor solar com cor da Róc, o Minesol Oil Control Tinted com FPS 60 e tenho gostado. A vantagem deste tipo de protetor solar é que ele protege de forma química e a cor ainda forma uma barreira física aumentando a proteção. E é uma ótima opção para estar com uma cor na pele e, digamos, maquiada, mesmo quando estivermos na praia ou no clube.

Existem protetores solares com cor em creme e em pó compacto. O mais famoso dos protetores solares com cor é da linha suncare da Shiseido, que tem a Base Solar e o pó compacto, aquela da embalagem azul, mas ainda existem neste formato outra marcas, como o Protetor Color Base Compacta Spectraban, Fotoprotector Compact  ISDIN, Protetor Solar Facial em Pó Compacto Moderm, Protetor Solar Facial em Pó Compacto Adcos. E no formato creme tradicional, tem da Avène, Anthelios da La Roche Posay, Vichy entre outros.

Para garantir cobertura correta e estar realmente protegida do sol a forma de aplicar o protetor é muito importante. No caso dos cremosos, o movimento deve ser circular, de modo que a pele absorva e no caso dos protetores em pó compactos é importante que se aplique dando batidinhas com a esponja.

A vantagem desses produtos é que eles são realmente feitos para garantir proteção contra os raios UVA e UVB, mas nem sempre eles apresentam grande variedade de cores e o acabamento da cobertura também não é tão perfeito como o de uma maquiagem.

Base com Filtro Solar

As bases com filtro solar já são pensadas quanto ao acabamento e cobertura e geralmente tem uma quantidade de cores maior.

No entanto, as bases com proteção solar tem apenas o intuito de ser uma proteção a mais e não substituírem o uso do protetor solar. Isso por que a maioria das bases tem FPS muito baixo, como 15 ou 20, bem abaixo do recomendado para uso no rosto. Além do mais, o problema de usar bases substituindo o uso do protetor solar é que mesmo com um FPS alto, normalmente a quantidade de produto aplicado não é suficiente para garantir a efetiva proteção, já que se formos colocar a quantidade indicada pela SBD a cobertura não ficaria natural.

Ao usar as bases com filtro solar a noite deve se ter o cuidado para que ao ser fotografada com flash a foto não estoure e você fique com o rosto esbranquiçado, devido aos pigmentos de refração da luz que normalmente são encontradas nessas bases que tem filtro solar físico.

FPS e PPD

O Fator de Proteção Solar FPS indica o quanto estamos protegidos dos raios UVB que é o que causa vermelhidão e queimaduras. O FPS significa quantas vezes mais estamos protegidos do sol, se não estivéssemos usando nada, ou seja, um protetor com FPS 20 significa que estamos protegidos 20 vezes mais que se não estivéssemos usando. A recomendação é de que protetores solares sejam acima de 30.

Já os raios UVA são aqueles que atingem a parte mais profunda da pele e causam envelhecimento precoce e até mesmo o câncer e esses são medidos com o símbolo de mais (+) e quando não apresentado geralmente significa que seja um terço do FPS.

  • UVA+ grau de proteção baixa
  • UVA ++ grau de proteção média
  • UVA +++ grau de proteção alta
  • UVA ++++ grau de proteção muito alta

O ideal é que o FPUVA ou PPD (Persistent Pigment Darkening), ou seja o fator que mede a proteção aos raios UVA seja de pelo ++

Base Líquida Make B Air Power

A nova base do O Boticário que inova pela sua tecnologia que reúne em um só produto cobertura e leveza, já que se trata de uma base altamente pigmentada porém líquida, agradou muitas pessoas ao apresentar um FPS de 55 e um PPD UVA++, no entanto, conforme explicado acima, maquiagens não devem ser usadas exclusivamente como protetor solar devido ao risco de não usar a quantidade ideal para garantir a proteção solar.

Make B Air Power
Make B Air Power oferece um Fator de Proteção Solar de 55

Resposta de O Boticário

Resolvi entrar em contato com O Boticário para ter certeza de que a base não poderia substituir o uso do protetor e fiz um contato sob o número de protocolo 0102125441 e tivemos a seguinte conversa:

[email protected]: Bom dia! Tentei contato pela atendente virtual, mas ela não entendeu minha dúvida. Comprei ontem, na loja física, a Base Air Power de Make B, e gostaria de saber se ela, por ter o FPS 55, pode substituir o uso do protetor solar. Normalmente uso filtro solar 60, então pensei que seria uma forma de não usar mais. A atendente da loja me disse que não tem coragem de não usar o protetor solar dela. Mas queria saber com o químico responsável, se ele quando elaborou a base, pensou que ela pode substituir o protetor solar facial. Grata!

[email protected]: Agradecemos pelo seu contato.
A Base Líquida Air Power Make B traz o encontro perfeito entre cobertura completa, efeito mate e ainda oferece alta proteção solar FPS 55. Contudo, por ser uma maquiagem, sua função não é especificamente proteger a pele dos raios solares. O protetor solar oferece proteção total a sua pele, e é indicado o seu uso diário, mesmo em dias nublados. Se for usar maquiagem, aplique primeiro o filtro solar uns 15 minutos antes, e assim estará bela e protegida!
Havendo dúvidas, por favor entre em contato em nossos canais de relacionamento.
Seu protocolo de atendimento:0102124077.

Atenciosamente,

lucasf

[email protected]: Então, só para esclarecer, mesmo com FPS 55 e UVA ++ , não podemos usar essa base sem um protetor por baixo dela?

[email protected]: Olá Vânia, como está? Agradecemos pelo seu retorno.
Vânia, não orientamos utilizar somente a base, pois não é especifica para esse tipo de uso, ela protege mas não é um protetor solar pois sua finalidade não é somente proteger contra os raios solares, mas ela auxilia =)
Caso deseje usar, recomendamos o uso do protetor solar antes para ter uma garantia a mais sobre a proteção, ok?
Permanecemos a disposição
Protocolo:0102125441
Abraços,
Equipe O Boticário

Atenciosamente.

rafaellar

Então, conforme viram, O Boticário diz que a base Make B Air Power não substitui o uso do protetor solar apesar do FPS 55 e UVA++.

Espero que tenha ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *