Água Micelar L’Óreal – Testado

Sem dúvida, à medida que envelhecemos, procuramos mais por produtos de cuidado com a pele que qualquer outra coisa. Descobrimos que maquiagem não é para cobrir imperfeições, e sim destacar a beleza natural, então, quanto mais sua pele estiver bonita e cuidada, mais bonita sua maquiagem ficará.

Atrás disso, já há algum tempo retomei a velha indicação de lavar, tonificar e hidratar a pele. Muito embora sabemos que para uma pele perfeita é preciso bem mais que três passos de rotina de cuidados.

A Marca

O que dizer de uma marca que começou em 1925 e que ano após ano só tem crescido no mercado da beleza? Falar de L’oreal é falar de qualidade. A marca francesa se tornou uma gigante ao passo em que foi adquirindo outras marcas como Garnier, Lâncome, Biotherm, La Roche Posay, Maybelline, Khiel’s, Vichy, e muitas outras.

Sempre dedicados às pesquisas sobre envelhecimento e doenças de pele, a marca francesa é mundialmente reconhecida pelo seu alto padrão de qualidade.

Água Micelar ou Tônico

O uso de tônicos é importante para uma limpeza profunda dos poros, retirando os produtos que ficam acumulados, além de equilibrar o pH da pele, deixando-a preparada para receber os tratamentos seguintes, como a hidratação. O meu tônico preferido é o SkinCeuticals Blemish+Age Solution.

Mas afinal, água micelar é tônico? Não. A água micelar não é tônico, e não é demaquilante. É um produto de limpeza, e se ela é para substituir algum produto, que seja o seu sabonete. Muitas pessoas com peles sensíveis têm dificuldade para encontrar cleansers altamente delicados, e a água micelar pode fazer esse papel.

Pelo que me recordo das aulas de química podemos entender que a água micelar é uma água com micelas, que são as moléculas de sabão responsáveis por fazer ligações apolar e polar, onde as primeiras se ligam às moléculas de gorduras e as outras interagem com água. Com isso, esperamos que a água micelar atue como um detergente e retire a gordura da pele, mas isso acontece, obviamente de uma maneira bem suave.

Mas para quem procura um tônico que retira até a última gota de óleo e sujeira da pele, a água micelar não é indicada, pois por não ter característica adstringente, por ser muito suave, ela não é capaz de remover toda a oleosidade da pele.

Água Micelar L'Óreal
Água Micelar L’Óreal

Minha Experiência

Eu não tenho pele sensível e não preciso de um produto de limpeza facial tão delicado quanto uma água micelar; um bom sabonete já é solução para mim. Sou do tipo que gosta da pele bem limpa, mas obviamente, corro daqueles tônicos que são puro álcool. Mas nada melhor que passar o algodão e ver o restinho de maquiagem sair e sentir aquela sensação de pele realmente limpa. E isso não aconteceu com a água micelar.

A Loreal diz que sua água micelar é uma solução de limpeza 5 em 1. E enumera da seguinte forma: 1. Limpa; 2. Demaquila; 3. Purifica; 4. Suaviza; 5. Reequilibra.

Como não sei avaliar o pH da minha pele, vou acreditar que ela realmente reequelibra; e vou dizer que é de forma suave, pois realmente é um produto leve, não causa nenhum tipo de ardência. Limpar, demaquilar e purificar, estão praticamente todos dentro da mesma proposta que a limpeza mesmo da pele. E, neste ponto, sim, a água micelar retira a maquiagem mais leve, mas não pensem que tira máscaras de cílios ou delineador, claro que eu nem esperava por isso.

Mas a minha grande decepção foi no quesito limpeza mesmo, pois eu esperava que após lavar o rosto com um sabonete e usar a água, ela removeria aqueles resíduos que ficam no fundo dos poros. E não, o algodão não sai sujo. Ela não é capaz de retirar esse tipo de sujeira e portanto não me deu a sensação de pele limpa de verdade.

Às vezes eu fico pensando se não estou usando a água micelar de forma errada. Se ela não seria uma espécie de Cleansing Oil (ainda não testei esse tipo de produto, mas é um óleo de limpeza facial, que por mais incrível que possa parecer não deixa a pele oleosa, muito usada pelas orientais). Pois a maioria das pessoas tem usado e aprovado a água micelar, e eu não tive essa mesma percepção.

Essa água micelar, além de ter me decepcionado enquanto produto, ainda decepcionou na embalagem. Ela não tem um dosador, e o furinho do aplicador é muito largo, fazendo com que você desperdice o produto. Outro problema é que ele vaza se deixar o frasco deitado, então para resolver esse problema eu coloquei o produto dentro de uma embalagem vazia de Bepantol líquido que veda bem e ainda tem o spray que ajuda a economizar produto. Uma dica para L’Óreal!

É o tipo de produto que é bom ter na necessaire (com essa embalagem que improvisei) para durante o dia, retirar a maquiagem ou o protetor solar para retocar. Sabe quando você precisa de um banho de gato para continuar o dia? Mas, em casa, não vejo muita utilidade para ela, dou preferência para demaquilantes e tônicos habituais.

Testado, mas não sei se compraria novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *