Papada por uso de celular: Como acabar e evitar?

O brasileiro passa em média mais de três horas por dia usando o smartphone, na população jovem esse número aumenta e pode chegar a quatro horas conectado às redes sociais e outros aplicativos conectados à internet. É inevitável e visível o quanto a população passa tempo de cabeça baixa com os olhos fixos nas telinhas, mas isso gera vários problemas de saúde e um deles estético: a papada no pescoço o famoso queixo duplo.

Problemas de saúde causados pelo uso excessivo do Celular

Dores no pescoço, ombros, braços, problemas de postura e dores na coluna são alguns dos males causados pelo uso excessivo do celular. Além de problemas musculares ou até mesmo inflamações nos nervos, o uso exagerado de aparelhos de telefone móvel podem causar até mesmo insônia e acnes e problemas de vista e audição.

Além dos males físicos à saúde, o abuso no uso de smartphones pode gerar inclusive problemas de relacionamento. Uma das queixas mais comum é chamada de pescoço de texto “text neck” que é uma dor de cabeça ocasionada pela tensão na nuca e pescoço, a cefaleia pode inclusive passar para um estágio mais avançado de nevralgia occipital, que são inflamações nos nervos que vão da espinha ao couro cabeludo.

Um dos problemas físicos mais evidentes é a formação da papada. Ficar horas com a cabeça inclinada para baixo e para a frente pode causar flacidez na região inferior da face causando o acúmulo gordura submentoniana fazendo aparecer o temido segundo queixo além de formação de rugas no pescoço.

O vício de olhar para baixo tem ocasionado o aparecimento de papadas em pessoas que antes não tinha tendência genética ou sobrepeso para formação de papada.

Queixo e Mandíbula

Quando se fala de beleza facial normalmente as pessoas comentam dos olhos, nariz e boca de alguém, mas pouco se ouve dizer que belo queixo ou mandíbula. Mas tanto o queixo, também chamado de mento quanto a mandíbula são importantes para o equilíbrio estético e para o contorno do rosto.

A beleza tem proporções que podemos desconhecer mas que conseguimos notar. Uma delas é o ângulo da mandíbula. O ângulo perfeito em homens seria em 130 graus e nas mulheres entre 120 a 130 graus. Os ângulos menores que 120 fazem as pessoas com o rosto quadrado e os maiores que 130 são as de rosto oval.

angulo maxilar
Um ângulo no maxilar de 120º a 130º torna a face mais harmônica.

Manter uma definição do mento e um contorno bem marcado da mandíbula é primordial para uma aparência jovem e bonita.

E se você quer manter um queixo único e não quer ou não pode corrigir esses problemas com lipoaspiração ou preenchimento de ácido hialurônico ou outros procedimentos cirúrgicos, é bom evitar a posição e fazer alguns exercícios para evitar a papada.

Como Evitar a Papada

A forma mais eficaz de evitar a formação de papada é manter o peso ideal, pois o sobrepeso favorece o acumulo de gordura nessa região. Outra forma de preservar o contorno do queixo e mandíbula é usar protetor solar, pois é uma área muito delicada e até mesmo a luz dos aparelhos podem causar danos. Além de hidratar com cremes com substâncias firmadoras como o colágeno e elastina para cuidar da beleza do pescoço, pois ajudam a sustentação e evitam a flacidez. Lembrando que todo o movimento de passar o creme deve ser de baixo para cima.

Outra dica é nunca se esquecer da postura de cabeça erguida e olhando para o horizonte. Ao usar o celular evite abaixar a cabeça e sempre que possível mantenha o celular elevado na altura dos olhos.

Para facilitar a postura uma alternativa é colocar uma das mãos abaixo do cotovelo da mão que está segurando o celular. Para facilitar o uso com uma única mão, as capinhas com suporte para segurar são uma boa, no estilo Popsocket ou PopClip que dão sustentação para segurar o celular com o dedo médio e indicador deixando o polegar livre para digitar.

E sempre que possível faça os exercícios de fortalecimento do pescoço

Exercícios para acabar com a papada

Exercicios para papada
Exercícios para diminuir e evitar a papada
  1. Sentada, levante a cabeça e olhe para o teto, estique o máximo que conseguir e abra e feche a boca como se estivesse pronunciando “ão”, “ão”. Se colocar a mão na região da papada sentira o movimento de alongamento da região. Repita 10 vezes, descanse e repita mais dez vezes.
  2. Em seguida repita o exercício mas simulando que esteja mandando beijo para o teto.
  3. Ainda nessa posição coloque a língua no céu da boca e faça movimentos de olhar para o céu e depois encostar o queixo no peito. Sempre com a língua no céu da boca. Repita dez vezes.
  4. Uma variação desse exercício é fazer bico de peixinho e repetir o movimento.
  5. Mastigar de boca aberta. De frente ao espelho comece a simular uma mastigação de boca aberta. Imagine que esteja mastigando algo bem pegajoso que necessita exagerar bem nos movimentos. Repita por um minuto.
  6. Ainda de frente ao espelho pronuncie as vogais A, E, I, O, U bem pausadamente por cinco vezes.
  7. Depois para relaxar faça movimentos circulares com a cabeça. Jogando para trás, para o lado direito, passando pelo peito, subindo pelo lado esquerdo e chegando novamente atrás. Faça cinco círculos de cada lado.

Faça os exercícios diariamente ou sempre que se lembrar. Evite precisar de procedimentos cirúrgicos que são caros e arriscados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *