Unhas de Gel ou Fibra: Qual a Diferença e Vale a Pena?

Mulheres, de modo geral, tem um ritual de beleza que é fazer as unhas semanalmente. No entanto, o grande problema é que são raras as unhas que duram uma semana. Isso porque o esmalte descasca, a unha lasca e quando vemos, não durou nem três dias. E o restante dos dias temos que passar com a unha feia. Por esse motivo que, cada dia mais, as unhas postiças de todos os tipos estão se popularizando.

Tipos de Unhas Postiças

Antes, quando falávamos em unhas postiças, estávamos falando daquelas unhas que tinham que ser coladas com uma cola própria e depois esmaltadas. Normalmente deixavam um aspecto bem artificial e não eram nada bonitas.

Logo depois surgiram no mercado as unhas auto colantes como as da Impress da Kiss NY. Mas também tem outras marcas como a Quick da YouCare e as da Belliz. Essas unhas são muito práticas para momentos de urgência. Por exemplo, se você for convidada para alguma festa de última hora e não terá tempo de ir à manicure. Pois elas podem ser feitas em casa mesmo e bem rapidamente. As caixinhas vêm com unhas de vários tamanhos, para que você meça e escolha a que melhor adapta a cada dedo, retira o adesivo e cola; e o melhor é que elas já vem esmaltadas. Não dura muito, mas se tiver cuidado pode durar até três dias. Comigo nunca durou mais que isso, mas conheço quem consiga a proeza de ficar até uma semana com elas. A dica é escolher sempre os tamanhos curto ou médio, pois ficam mais naturais e você não terá que lixar para chegar no tamanho ideal, economizando ainda mais tempo.

Mas para quem sonhava ainda em passar mais dias sem se preocupar com unhas, as unhas auto colantes ainda não eram a solução, foi aí que surgiram as unhas de Gel,  Acrygel, Unhas de Fibra, Unhas de Porcelana e afins.

Gosto de comparar as unhas com os cílios. Todo mundo gosta de cílios longos e volumosos, então começamos a usar máscara para cílios (rímel), mas o efeito ainda estava pouco, então começamos a usar os cílios postiços, mas ainda assim durava pouco, então agora a moda é fazer alongamento de cílios, que duram muito mais e você realiza o sonho de dormir e acordar linda. Mesma coisa com as unhas que agora conseguem durar dias lindamente.

Como Funcionam as Unhas Permanentes?

Como já sabemos, o problema das unhas são que elas quebram fácil, e o esmalte solta muito rapidamente, então com as unhas permanentes, resolvemos esses dois problemas.

As unhas são cobertas com uma camada de gel, que seca à exposição de uma luz especial e tornam-se firmes como um plástico, a unha fica bem mais forte e praticamente inquebrável. E os produtos que são utilizados sobre o gel garantem maior aderência do esmalte, fazendo com que ele não descasque.

Então todas as unhas disponíveis no mercado, usam como base o gel construtor e ao final o top coat que é o que garante o brilho e a durabilidade do esmalte. Sendo assim, no final, todas as técnicas têm o mesmo objetivo e praticamente são a mesma coisa. O que muda é somente a construção da unha, juntamente com o gel.

  • Gel: O gel é usado puro, sem nenhum outro produto para dar maior resistência, ideal para quem não quer ou não precisa de alongar as unhas.
  • Acrigel: É colocado ao gel um pó acrílico, como se fosse um cimento para que a unha fique mais dura. Em alguns lugares é chamada de Unhas Nova York.
  • Fibra de Vidro: É uma fibra de Polímero Reforçado com Fibra de Vidro, utilizada inclusive em carrocerias de carros. Ela tem o benefício de ser leve, flexível e resistente a impactos. Ela pode ser usada para fazer o alongamento, substituindo os tips que são aqueles alongamentos de unha tradicionais. A vantagem da fibra de vidro é que ela é mais fina e o acabamento fica o mais natural possível. Existem vários tipos de técnicas de unha de gel de fibra: fibra de seda, pó de fibra e fibra fio a fio. Se quiserem depois posso falar especificamente sobre esses tipos.
  • Porcelana: Utilizando o mesmo material usado pelos dentistas, e as unhas são esculpidas uma a uma com o auxílio de um molde. Mas a porcelana tem um cheiro muito forte quando está sendo feita e devido ao risco de alergia respiratória, muitas pessoas não gostam desse tipo.

Kit para Unhas de Gel e Fibra de Vidro

Para quem quer aprender a fazer as unhas de gel ou fibra o ideal é fazer um curso. Mas para quem tem apenas curiosidade de saber quais produtos necessários para fazer uma unha gel ou fibra, aí vai a lista:

  • Motor para lixar com brocas e lixa diamantada para polimento das unhas
  • Cabine de luz para secar o gel (Luz Ultra Violeta ou LED) – conhecido também como forninho.
  • Antisséptico
  • Álcool absoluto
  • Gel UV ou LED
  • Guilhotinha – cortador especial para alongamentos de unhas
  • Pincel para aplicar o gel
  • Primer
  • Selante (top coat) que é uma base finalizadora
  • E alongamento, do tipo fibra de vidro ou tips.

 

Passo a Passo

  1. Lixar a unha
  2. Fazer a cutícula
  3. Passar o antisséptico
  4. Passar o álcool
  5. Colar os alongamentos
  6. Passar o Primer (que dará aderência ao gel)
  7. Passar o gel em camada fina
  8. Deixar secar na cabine por 4 minutos
  9. Passar o álcool absoluto
  10. Passar mais uma camada de gel e deixar 6 minutos
  11. Lixe para deixar a unha num formato mais homogêneo
  12. Passar o álcool absoluto
  13. Passar o top coat para acabamento resistente e brilhante e deixar secar mais 2 minutos
  14. Esmaltar

Quanto Tempo Dura?

A unha de gel praticamente dura o tempo de crescimento da sua unha. O que fez, não estraga, mas a unha nova que vai nascendo, necessitará de manutenção para igualar ao gel. Se não fizer a manutenção, cobrindo a unha nova com gel, será nítido a diferença na unha, tirando o aspecto natural dela.

Por tanto o tempo vai depender de cada unha, mas em média é possível ficar de 15 a 20 dias sem necessidade de fazer manutenção.

A cutícula vai crescer e se você se incomodar, poderá fazer a cutícula e esmaltar novamente. A única recomendação é usar removedores em vez de acetona para não retirar o top coat que é o que fará sua unha continuar durando por dias, mesmo se trocar o esmalte.

Quanto Custa

O trabalho de fazer as unhas de gel é bem mais demorado que fazer as unhas normalmente, então o custo, além de englobar o preço do material, está também relacionado ao tempo gasto para fazer. Varia de lugar para lugar e até mesmo dentro da mesma cidade, os preços podem variar. Mas em geral a unha de gel é em média 8 vezes mais cara que o preço da unha normal. Por exemplo, se a unha do salão é 20 reais a mão, a unha em gel será em torno de 160 reais. Se você paga 30 reais na mão, a unha de gel pode chegar a custar 240 reais.

Já o preço da manutenção é normalmente a metade da unha de gel completa. Ou seja, se pagou 160 reais para fazer, terá que pagar 80 reais de manutenção.

Vale a Pena?

Com acabamento muito natural, e uma durabilidade incrível, não há motivos para dizer que as unhas de gel ou fibra de vidro não valem a pena. Se bem feitas as unhas não descolam, não quebram com facilidade, não descascam. São ideais para quem quer unhas sempre prontas. Excelentes para viagens, quando você passará dias sem poder ir ao salão.

Vantagens: A vantagem das unhas de gel, sem dúvida, é a durabilidade. Excelente para quem rói unhas e quer deixar as unhas crescerem, pois o gel permite que as unhas cresçam por baixo dele. Outra vantagem é a naturalidade delas. A cor e o acabamento ficam iguais unhas naturais, podendo ficar apenas de base ou usar esmaltes claros como a tradicional francesinha.

Desvantagens: Mas claro que nem tudo são flores e as unhas de gel tem algumas desvantagens. Se não for bem feita, as unhas correm o risco de criar fungos, por isso a necessidade do cuidado ao fazê-la. Outro problema é a remoção do gel. Caso a pessoa deseje parar com a técnica, o ideal é deixar o gel ficar velho para ir soltando mais facilmente. Mas ainda assim, a remoção deve ser feita em salão com a broca e com todo cuidado para não estragar a unha natural.

Ela pode danificar um pouco a unha natural, mas não é como dizem que acaba com a unha. Outra desvantagem pode ser o preço. Pois é bem mais caro que a manicure tradicional. Mas é importante lembrar que antes você pagava menos mas tinha as unhas arrumadas por apenas poucos dias.

Unhas de Fibra de Vidro: Antes e Depois

Abaixo veja a galeria de fotos de antes e depois. Fotos gentilmente cedidas pela Núbia Carla do Aleliê Núbia Carla Nails de Betim, Região Metropolitana de BH. Todas as unhas com manutenção de fibra de vidro. Sigam ela lá no Instagram @atelienubiacarlanails

Modelos de Unhas de Fibra

acabamento natural - fibra de vidro
Observe a delicadeza e o acabamento perfeito dessas unhas
Como o resultado fica tão natural, é possível passar esmaltes claros, como a tradicional francesinha
Para quem gosta de uma pega mais rocker unhas de gel em formato estileto.

1 comentário
  1. amei!
    Vc é bem clara no que ensina. Quero fazer para mim já que não tenho condiçoes financeiras de fazer particular.
    obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *