Delineador Líquido Vult

Delineador é uma das coisas que a gente quando começa a usar não entende como conseguiu viver tanto tempo sem. Dependendo do tipo de maquiagem, ela pede um acabamento com um delineador. Mas assim como tudo nessa vida, cada pessoa tem sua preferência quanto ao tipo e às marcas. Eu já usei vários mas se tem um que não sai da minha maleta de maquiagens é o Delineador Líquido da Vult.

Maquiagem não é uma inovação do nosso século, ela sempre existiu nas civilizações antigas e, sem dúvida, antes mesmo de Cleópatra.

Quando vou a museus com peças do antigo Egito, como as instalações dentro Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque ou os Museus do Vaticano, na Itália, fico observando os sarcófagos e outras peças que sempre apresentam olhos marcados. Estima-se que o delineado a princípio era para proteger os olhos, mas com o passar do tempo ela tornou-se exclusivamente para fins estéticos. E na época de Cleópatra, era uma forma de distinguir as classes, pois quanto mais alto na classe social, mais maquiagem usavam.

Tipos de Delineadores

Existem muitos tipos de delineadores e cada pessoa vai procurar aquele que mais se adequa ao seu bolso, sua necessidade e à destreza. Pois a cada dia criam-se novos formatos, texturas e aplicadores. Além do tradicional delineador líquido, é possível encontrar caneta, gel, roller, e mais.

O intuito das marcas é desenvolver produtos que não demandem tanta habilidade de quem aplica para que seja fácil de usar por qualquer pessoa, mesmo que não seja profissional. Muitos produtos, inclusive são desenhados pensando na auto maquiagem, com formatos anatômicos específicos para isso.

A Marca

A Vult é uma marca brasileira, que começou seus trabalhos em 2004 e desde então só tem prosperado. Foi uma das primeiras marcas de cosméticos baratinhos mas de alta qualidade a chegar no mercado. Antes dela aparecer, lembro de ver apenas a marca Elke, nas farmácias. Fora isso, apenas marcas mais caras dominavam a cena dos cosméticos.

Com a chegada da Vult, abriu-se a possibilidade de ter acesso a produtos de qualidade a preços acessíveis e hoje a “indústria dos baratinhos” tem ganhado muito espaço como as marcas Ruby Rose, Koloss, Fenzza e outros. O que é ótimo, pois democratiza o acesso a produtos de beleza, maquiagem e cuidados.

Delineador Líquido da Vult

Delineador Líquido Vult
Delineador Líquido Vult

O delineador líquido é um dos formatos mais tradicionais, com um formato cônico, onde a base é o recipiente do produto e a tampa é também o aplicador. Várias outras marcas usam este formato como O Boticário, Natura, Avon, Maybelline.

Comprei na farmácia, e não tinha outra embalagem além dela própria. Ou seja, não tinha nenhum envólucro, como aqueles que os esmaltes normalmente vem. O que, na verdade eu aprovo, pois quanto menos lixo um produto gera, mais pontos para ele.

Mas o ruim é que as informações ficam um pouco prejudicadas. As únicas informações que vem na embalagem é a quantidade é de 2,5 ml de produto (sim, muito pouco! Mas todos são assim), que é resistente à água, e que tem que agitar antes de usar. Além de identificar que a cor é preta, o lote e a validade. Não vem a composição química, e essa informação eu não encontrei no site também não. Acho muito importante, pois tem pessoas sensíveis a alguns componentes de fórmulas de produtos de beleza e seria muito mais seguro ter essas informações no rótulo.

A Promessa e Experiência

No site da marca podemos ver que eles descrevem o produto como sendo de textura cremosa, fácil aplicação e pincel firme e preciso. Além de ter “boa cobertura e fixação, secagem rápida, não borra e não transfere.” Antes de mais nada vou deixar claro o que eu disse lá em cima, que é um produto que uso e gosto muito. Mas, a descrição não condiz com a realidade.

Eu gosto do produto pois realmente ele tem um pincel muito bom para aplicar, sempre que preciso de um delineado rápido, uso esse produto pois ele é capaz de fazer um traço preciso e fino com um traço que eu gosto e faço muito facilmente, mas caso aconteça de eu errar, ele é fácil de limpar e consertar.

A textura não é cremosa, é líquida. E nisso, acho que a Vult também se contradiz. Eles dizem que é líquido, mas textura cremosa. Não, a textura é bem líquida sim. Mas isso não é problema, pois o produto não escorre.

O acabamento é fosco, depois que seca mas não fica cinza ou apagado. Ele é bem preto, e para que ele cumpra essa promessa, é necessário cumprir a indicação de agitar antes de usar. Eu particularmente adoro o barulhinho que ele faz quando é agitado, parece que tem alguma bolinha lá dentro que faz um clac clac que é sinal de mulher ficando linda em 3, 2, 1.

Quando a Vult escreve “resistente à água” e não “à prova d’água”; penso que seja uma estratégia de marketing, assim como o lançamento que agora diz Longa Duração. Pois o delineador é resistente à água e não necessariamente um waterproof, ou seja, você não precisa de um demaquilante bifásico para removê-lo. E inclusive é esse mais um dos motivos que eu gosto dele para uso no dia a dia. Pois, é possível remover com facilidade com água e sabão. No meu caso eu uso o shampoo infantil da Jonhson&Jonhson.

Sendo assim, se você é do tipo desastrada que esquece que está de maquiagem e coça os olhos, ficará sem partes do seu delineado. E é o que muitas vezes acontece comigo, parte do meu gatinho vai embora, mas ele não borra, ele apenas some, sem causar grandes estragos.

Quanto à questão de transferir, vai depender muito do seu formato de olho e pálpebra; no meu caso, consigo passar e esperar secar sem nenhum problema de carimbar a parte de cima. Mas como ele é líquido, se não tomar cuidado, pode acontecer algum acidente mesmo.

Vale a Pena?

Então vocês podem dizer, mas se ele não cumpre o que promete, por que você gosta dele? Porque eu nunca usei ele pensando que fosse um delineador à prova d’água, na verdade, só um tempo depois que li isso na embalagem. Eu gosto dele justamente por ser muito fácil de aplicar, por ter um traço fino, bem pigmentado e que sai com facilidade. Pois eu não gosto de usar demaquilantes diariamente, pela questão da oleosidade e pelo gasto em si.

Então, se desconsiderar a questão do resistente à água, ele é sim, um produto excelente, que não vivo sem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *