Para quem está planejando uma viagem a Roma e quer dicas especiais que vão além do roteiro básico, eu posso ajudar! Estive em Roma recentemente por duas semanas inteiras, então, deu para fazer bastante coisas que vão além do circuito turístico comum.
Roteiro de Cinco Dias ou Mais
Bom, se você tem menos de cinco dias em Roma, e é a sua primeira vez na cidade, sugiro fazer como os turistas do mundo inteiro e ir atrás das atrações imperdíveis de lá mesmo, como Coliseu, Pantheon, Vaticano, Fontana di Trevi e afins. Mas se você tem mais dias, ou já foi à Roma em outra oportunidade e quer conhecer coisas diferentes, eu tenho algumas sugestões que você possa gostar.
Quis dividir essas dicas, pois quando procurava na internet sobre roteiros de dez dias, roteiro de duas semanas em Roma, não achava nada. A maioria dos roteiros para 15 dias consideram bate e volta a outras cidades, mas eu queria desfrutar de Roma mesmo e dizer que realmente conheci a cidade, pois já tinha ido lá alguns anos antes mas não considerava que conhecia, agora sim, digo que conheço.
Onde se Hospedar
A primeira dica é se hospedar na região central e próximo a uma estação de metrô. Quando digo uma região central, me refiro à região à direita do Tibre, entre a Piazza Del Popolo e Piazza Venezia, onde está o Altare Della Patria; e suas imediações, ou seja, uma grande área, repleta de opções de hotéis, BnB, restaurantes, lojas e atrações turísticas.
Para entender melhor, dê uma olhada no mapa e verá que da Piazza Del Popolo saem três ruas, vias, a Via di Ripetta, a Via Del Corso (central) e Via del Balbuino. A Via Del Corso é repleta de lojas, como um shopping a céu aberto, e mais ou menos no meio dela, ela cruza com a Via dei Condotti que é a rua mais grifada de Roma, que começa na esquina da Fendi e vai até a Piazza di Spagna. Então, se você conseguir se hospedar dentro desse ângulo de 90º que as duas formam, você estará muito bem hospedado e ainda poderá usar o Metrô que é ao lado da famosa escadaria da Piazza di Spagna.
Metrô e transportes
O Metrô de Roma é muito fácil de ser usado, pois eles têm apenas duas linhas, a Linha A (laranja) que vai de Battistini até Anaginina e a Linha B (Azul) que vai de Laurentina até Jonio ou Rebbibia.
A Linha Azul tem dois finais contrários à Laurentina, mas isso não é muito problema, pois provavelmente você usará a Linha B para os percursos que vão da Termini (que a estação central, onde as duas se encontram) até Laurentina, então não terá muito que se preocupar com essa bifurcação no sentido contrário.
Outra dica para quem for ficar mais dias é comprar o passe para 7 dias. Você compra na estação de metrô mesmo, mas pode usar todos os meios de transportes, como os ônibus e o tram, que são aqueles bondes elétricos, trem de superfície, os metrôs suburbanos e os trens da linha FR. Só não dá para ir ao Aeroporto.
Para validar o ticket no metrô é apenas colocá-lo na abertura da catraca, pegá-lo novamente e pronto. Com o ticket validado é só entrar nos ônibus, trans ou trens sem se preocupar. O importante é estar com o ticket com você. Você entra no ônibus, não tem que passar em catraca nenhuma. A sensação é estranha, parece que estamos andando sem pagar, mas não esqueça que já pagou e já validou ele no primeiro uso. Para validar pela primeira vez é mais fácil no metrô, mas nos ônibus ou trans e estações de trem também tem umas máquinas para fazer isso. Mas se está com receio de não saber como fazer, valide no metro que é mais comum e depois é só seguir usando.
Aplicativos Úteis
Com certeza você já leu sobre vários aplicativos para baixar, mas lembre-se que muitos aplicativos só são navegáveis online, então se você não está com ideia de comprar um chip de internet em Roma e vai usar apenas o Wi-fi de restaurantes e hotéis é melhor optar por aplicativos que funcionam offline.
Um bom app para baixar é o Mapa de Roma Offline pois ele funciona offline e além de ser um mapa da cidade, ele ainda te dá informações sobre as atrações turísticas. Por exemplo, você está passeando por uma rua, vê um obelisco, ou uma igreja e fica curioso para saber do que se trata, você abre o aplicativo, o GPS te localiza, e você clica na imagem correspondente ao seu interesse e lê sobre aquele monumento.
Você clica no modo turista e aparecem os monumentos. Mapa de Roma Offline.
Um outro App bom para se ter em Roma é o que mostra onde tem um Nasone. Roma é a cidade das águas, e as fontes de lá não servem apenas para decorar a cidade, elas são usáveis também. Vários lugares você encontra um Nasone, que é uma espécie de hidrante de água potável. Então, não gaste seu dinheiro comprando água por lá, ande sempre com garrafas na bolsa e sempre que encontrar com algum, encha seu estoque. Se você está precisando de água e não encontrou nenhum nasone durante seu percurso, dê uma olhada no aplicativo onde mostra onde tem um mais perto de você. Fountains in Italy.
Roteiro Fora do Óbvio
Considerando que você já vai fazer todo o roteiro básico de um turista em Roma, mas ainda sobrou tempo e dinheiro para conhecer coisas diferentes, te sugiro alguns passeios que realmente valem a pena.
Mercado Testaccio – Via Galvani | Via Alessandro Volta, 00153 Roma, Itália
O Mercado di Testaccio é um legítimo mercado popular, com barracas de comidas, frutas, queijos, vinhos e artigos em couro. Aproveite para dar uma fugida do tumulto de turistas no centro de Roma e dê um pulinho no bairro de Testaccio e conheça o mercado.
Mas programe-se para ir cedo, pois o mercado fecha as 14 horas e se você demorar muito para chegar lá, poderá perder a caminhada. A dica é ir para almoçar lá, mas antes aproveite para caminhar pelas barracas, comprar proscuitos fatiados à mão, tomar vinho a granel e comer suppli e arancini (bolinhos de risoto, a coisa mais gostosa que comerá em Roma!).
Basílica de São Paolo – Via Ostiense 186
A Basílica de São Paolo de Fora dos Muros é uma basílica papal, ou seja, também pertence ao território do Vaticano, embora esteja fora dos muros, e é simplesmente encantadora. Na frente dela tem um jardim lindo, uma imagem de cinco metros de São Paulo e o mais impressionante, sem o tumulto de turistas.
Ela é tão grande quanto à Basílica de São Pedro (atenção aos detalhes, olhando você perde a referência e pensa que é uma igreja comum, mas experimente abraçar uma pilastra para ter noção da sua grandeza). O mais legal dessa igreja, além do jardim com palmeiras e da sua fachada colorida com lindos mosaicos que formam imagens dos santos; são as fotos dos Papas que ficam dentro dela contornando toda a sua extensão. E lá no canto direito, poderá ver o Papa Bento XVI e ao lado o querido Francisco.
Para chegar lá é muito fácil, usando o metrô, desça na estação de mesmo nome, saia e caminhe para a direita e logo já verá a torre, contorne e entre pela frente, onde terá aquele esquema de detectores de metais. A entrada pela lateral é permitida se estiver sem bolsa, mas não deixe de entrar pela entrada principal para ver a fachada.
Villa Doria Pamphilj
É um parque ecológico enorme! Estilo Central Park de Nova Iorque, mas acredito que seja bem maior. É um bom passeio para ir num sábado de manhã e encontrar os romanos fazendo atividades ao ar livre como o running.
A via Leone XIII corta o parque ao meio, então uma dica é pegar algum ônibus que te deixe lá. Opte por ir para o lado onde tem o lago. Logo na entrada tem um café e uma área gramada muito grande. Vá de tênis e roupa de ginástica e se misture aos nativos para um dia tipicamente romano.
Giardino Degli Aranci
A cúpula da basílica de São Pedro está para Roma, assim como a Torre Eiffel está para Paris. Então, o que mais o turista quer em Roma é encontrar novas vistas para a bela cúpula. Uma ótima dica de mirante é o Giardino Degli Aranci, o jardim das laranjas. É um jardim agradável com uma linda visão panorâmica (gratuita) de Roma, está bem perto do metro do Circo Massimo; então é uma boa dica para um final de tarde.
Se você estiver com o mapa e não achar esse nome, procure por Parco Savello que é o verdadeiro nome do local.
Interessante que do meio do jardim você olha e vê a cúpula super perto, mas quanto mais você caminha para o terraço a cúpula parece se distanciar, acho que é algum efeito óptico. Mas dá aquela sensação de estar indo encontrar o tesouro atrás do arco-íris.
Il Buco della Serratura
Logo no final da rua do Giardino Degli Aranci, no Monte Aventino você vai encontrar o Il Buco della Serratura, ou Buraco da Fechadura. Que é outra atração bem interessante, mas apenas para aqueles que tem tempo de sobra em Roma.
Essa atração está na porta de entrada da sede da Ordem dos Cavaleiros de Malta, ou seja, não precisa entrar na propriedade dos cavaleiros para usufruir dessa atração. Até porque a entrada lá é feita em esquemas de raros agendamentos.
O que leva turistas a formarem uma vila é a curiosidade de olhar pelo buraco da fechadura e ver o enquadramento perfeito da cúpula da basílica de São Pedro que está ao fundo. É simples, é a mesma cúpula que você viu antes do belvedere do Giardino ao lado, mas a sensação de poder desfrutar dessas mínimas coisas que fazem o diferencial.