Acredito que dez em cada dez mulheres deste mundo glam já usaram alguma máscara de cílios da Maybelline New York; e a maioria destas já o elegeram como a máscara para cílios preferida. Então quando a Maybelline lança um rímel, já imaginamos que será uma nova sensação. Mas será?
A Marca
Quando se fala em máscaras para cílios logo nos remetemos à Maybelline NY pois foi a primeira marca a produzir o cosmético. A marca teria surgido em 1915 quando Thomas Lyle Williams criou a primeira máscara de cílios baseado na receita da irmã Maybel que passava vaselina com pó de carvão nos cílios para aumentá-los. Em 1950, já estavam exportando os produtos para o mundo. Outros produtos foram sendo produzidos como batons e esmaltes. Mudou de donos até que na década de 90 foi incorporada pela L’Óreal, quando chegou ao Brasil. Já no início dos anos 2000 a empresa foi considera a marca número de 1 de vendas de cosméticos do mundo todo.
Pensando em o que agrada cada tipo de consumidor, a Maybelline começou a fazer produtos específicos para cada tipo de demanda, como produtos especialmente pensados para a mulher brasileira, como por exemplo a máscara Colossal Super Filme e a linha de base e pó Pure Make Up.
Sempre antenada com o que acontece no mundo da moda a Maybelline patrocina fashion weeks e sempre contrata rostos famosos que estejam em alta no momento para divulgar seus produtos, como atualmente Gigi Hadid sendo o rosto da marca em escala mundial e Camila Queiroz no cenário nacional.
Máscara Cílios Sensacionais
Primeiramente, apesar da Maybelline Brasil trazer esse rímel como uma novidade, ele já existe há algum tempo atrás na gringa. Lembro que ano passado estava na casa da minha prima e ela estava se maquiando e usou essa máscara, e ela me disse que já tinha comprado ela nos Estados Unidos algumas vezes e que agora estava a venda no Brasil. Ela disse adorar o efeito dele e eu fiquei com isso na cabeça.
Voltado das minhas férias na Europa, ao passar pelo free shop, no desembarque, vi essa máscara e com aquela vontade de gastar mais um pouco, não resisti e comprei logo três, um para mim, outro para minha sobrinha e um para uma amiga. Ele estava custando $13.00. Como comprei no Duty Free o meu é a versão em inglês e vem escrito Lash Sensational.
A grande questão desta máscara é o pincel que tem dois tipos de cerdas. Uma mais curvada e longa e uma mais curta e reta. A ideia é que, com isso, o aplicador alcance todos os cílios, até os menores e, segundo a marca, fazendo um efeito leque. No entanto, na versão americana a descrição é Full Fun, ou seja, “diversão total”; não tendo nada a ver com a descrição brasileira. Muito embora na versão britânica o nome é Lash Multiplying. O que me faz acreditar que esse marketing de efeito leque não tem correspondência com o resultado mesmo.
Modo de aplicar: A Maybelline explica que é para usar as cerdas menores para alcançar os menores fios junto à raiz e depois usar o lado curvado para passar em toda a extensão dos cílios, curvando e dando volume.
Minha Experiência
Adianto que a versão que comprei é a lavável e pode ser que a máscara à prova d’água dê alguma diferença. A embalagem das duas versões são iguais, na cor e no formato, então é só ficar atenta à descrição mesmo.
Para quem gosta de cílios volumosos é melhor continuar com o velho e bom amarelinho que amamos, o The Colossal, pois esse efeito leque pode ser qualquer coisa, mas, com certeza, não significa volume. A definição de leque pode ser uma ideia de cílios definidos, pois é isso que essa máscara faz, ela separa bem os cílios, devido ao aplicador ter cerdas que lembram um pente fino. Normalmente eu prefiro máscaras que alongam mas que também deem algum volume porém sem empelotar. Sei que tem meninas que adoram aquele volume que grudam bem os cílios, mas eu prefiro um efeito menos dramático. Mas ninguém quer também aquele rímel que parece que você nem usou nada né? E a sensação que tive com esse é bem essa.
Ele não faz um efeito muito além de uma máscara incolor. É como se apenas penteasse os cílios com uma tinta preta. Não dá textura aos fios, e não alonga também. Para quem é mais discreta e quer um produto que deixa os cílios bem naturais talvez possa gostar. Penso que para pré-adolescentes que já querem usar maquiagem mas ainda não ficam bem como produtos muito encorpados, possa funcionar bem. Mas para quem já gosta de um efeito mais chamativo, ele não vai agradar.
A impressão é que ele também demora um pouco para secar e corre um risco bem grande de carimbar sua pálpebra estragando a maquiagem. Sendo assim, não compraria novamente. Testei mas não gostei. Não vi muita diferença daquele verde Define-a-Lash.
Abaixo, foto sem rímel (embora eu já tivesse passado o delineador líquido da Vult e meus cílios já estivessem um pouco sujos de tinta).
Nesse comparativo, o lado esquerdo (de quem vê) com a máscara Cílios Sensacionais e no outro lado a máscara Escândalo/Alongamento da Quem Disse, Berenice?