Bolinho Fitness de Banana e Aveia (Sem Farinha e Sem Açúcar)

Já faz quase um ano que conheci a Dieta Low Carb e tento colocá-la em prática na minha vida. Tem semanas que sigo ela bem direitinho, mas tem semanas, claro que a gente acaba saindo um pouco da linha e comendo mais carboidrato que gostaria.

Mas o fato é que realmente percebi que o que me ajuda a desinchar e emagrecer rápido é cortar a massa, farinha, arroz, macarrão, batata e toda esses carbos que já sabemos que engordam. Se vocês quiserem, depois eu conto detalhadamente sobre a minha dieta, sobre minha rotina alimentar; até fotos, de antes e depois eu posso postar para mostrar como realmente a dieta sem carboidratos emagrece mesmo.

Quando comecei a seguir esse tipo de rotina alimentar, aprendi a fazer muffins de aveia no micro-ondas e desde então eles têm sido meus companheiros no café da manhã. Os bolinhos de aveia e banana não contém glúten e são zero açúcar; e substituem muito bem qualquer pãozinho, garantem energia pré-treino, se você é do tipo que malha pela manhã e ainda são uma delícia.

Ingredientes

  • 1 banana prata madura (ou duas pequenas)
  • 1 ovo
  • 2 colheres (de sopa) de aveia em flocos finos ou farinha de aveia
  • 1 colher (de sobremesa) de cacau em pó
  • 1 pitada de fermento em pó

Modo de fazer

Em uma tigela rasa amasse a banana com um garfo, e adicione o ovo. Com a ajuda de um fuet misture até ficar homogêneo. Adicione o cacau e a aveia e misture novamente.

Por último, coloque o fermento. Divida em forminhas de silicone e leve ao micro-ondas por cerca de 2’30’ ou 3 minutos. Veja o passo a passo na galeria abaixo. Não tem erro!

Dicas

Quanto mais a banana estiver madura, mais doce seu bolinho ficará. No começo, como estamos acostumados com açúcar em todos os bolos e quitutes, a gente acha meio sem doce, mas depois o paladar adapta. Uma forma de variar a receita é não colocar o cacau e adicionar um pouco de uva passa na massa.

Como o bolinho não é assado, se você não colocar nada para dar uma vida nele, ele ficará muito branco, o que pode parecer sem graça.

Se você não tiver fermento em pó, o bolinho fica bom, mas não cresce. E se você quiser ele bem fofo e bem grande é só aumentar a dose do fermento, mas eu prefiro evitar consumir muito fermento, então uso uma quantidade mínima. Por isso ele não cresce tanto.

Essa receita geralmente rende 3 bolinhos, mas pode variar de acordo com o tamanho da banana e da forminha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *