Pincéis indispensáveis para um kit de maquiagem

A primeira vez que vi o efeito de um pincel para esfumar eu estava num curso de auto maquiagem, e não pude acreditar na maravilha que aquele pincel tinha feito na sombra que eu estava fazendo.

Primeiro minha sombra estava marcada, forte, bem dividida entre canto interno e canto externo e depois que usei o pincel esfumando, a sombra de repente ficou com ar profissional. Foi aí que entendi que um bom pincel faz toda a diferença.

Mas quando vemos a quantidade de pincéis que existem no mercado, ficamos perdidos sem saber onde e quais produtos vamos aplicar com tanto pincel.

Uso Profissional

Sem dúvida se você é um profissional em maquiagens e está com dinheiro para investir em pincéis, o ideal é comprar logo um kit com vários tipos de pincéis, pois, de fato vai ter momento que você vai precisar de cada um mesmo.

Para quem quer comprar um kit excelente e não está preocupado com dinheiro, a marca número um no mercado, sem dúvida, é a Sigma. A Sigma é referência em pincéis, muito embora ainda fabrique maquiagens também. Além de pincéis eles vendem produtos para manutenção e cuidados com os pinceis. Para quem tiver interesse é só pesquisar a aba Brush Care do site deles.

Eles têm um kit completo de pincéis que é o sonho de consumo de todos os maquiadores profissionais e amadores. O kit simplesmente tem 29 pincéis divididos em rosto e olhos. E varia em torno de $400.00, chegando a incríveis 1600 reais no Brasil.

Mas se esse kit está pouco para você, saiba que a Sigma tem ainda muitas outras linhas de pincéis como pincéis específicos para contorno, ou para detalhes. Não há dúvida que as marcas querem inovar sempre para nos criar necessidades.

A MAC é outra marca que se destaca pela qualidade dos pincéis, mas são bem mais caros que a Sigma. Enquanto um pincel de base na Sigma sai em torno de $27.00, na MAC é $35.00. No Brasil um pincel da MAC pode chegar a custar 253 reais!

Pincéis Para Iniciantes

Mas se você não é profissional e não pode desembolsar tanto dinheiro a dica é comprar pincéis de marcas nacionais ou marcas mais acessíveis internamente. E fazer uma seleção bem enxuta dos pincéis mais importantes e realmente necessários.

Uma marca que tem dado o que falar é a Macrilan pois eles são uma marca nacional, embora sejam fabricados na China, e têm inovado e trazido qualidade aos seus produtos. A marca tinha um kit com 22 pincéis, mas agora eles estão com uma linha profissional que tem apenas 15 pinceis mas a qualidade é superior.

Uma outra opção de marca é a Mary Kay que tem pincéis muitos bons com preços justos, onde um pincel para base custa R$34,90.

Tipos de Pincéis

A sua necessidade em relação a pincéis vai surgindo à medida que for treinando e praticando a auto maquiagem. Mas podemos dizer sobre alguns pincéis que realmente são indispensáveis em uma necessaire.

Antes de mais nada é importante lembrar que muitas maquiagens ficam lindas quando são espalhadas com os próprios dedos. Como sombras, base e corretivo.

Normalmente, é considerado o kit básico um pincel para: base, corretivo, pó, contorno, blush, sombra, delineador, esfumar o concâvo, esfumar linha abaixo dos olhos, iluminador e lábios. E por menor que seja a lista dos essenciais, geralmente ficam em torno de sete a dez pincéis. Mas, podemos reduzir esse número e com isso, quem sabe comprar pincéis de melhores marcas?

Pincel para Base

Embora esse seja o primeiro tópico desta lista, vou dizer que ele não é indispensável, e na verdade é bastante dispensável.

O pincel para base mais conhecido é o F80 da Sigma, que é o famoso Kabuki. Um pincel plano que tem correspondentes em várias marcas. Muitas pessoas adoram ele para usar dando batidinhas ou mesmo para fazer movimentos de polir a base. Mas um grande problema dele é o desperdício de produto, prova disso é quando vamos lavar e vemos o tanto de base que sai do fundo das cerdas.

Mas após o advento das beauty blenders, as esponjinhas para aplicação de base, o tão famoso Kabuki acabou ficando obsoleto. Sendo assim, penso que para aplicar a base é melhor investir em uma esponja que em um pincel. Uma boa dica de esponja boa e barata é a esponja Make Up 360º da Belliz, que é vendida por cerca de R$20,00.

Outro pincel obsoleto é o para corretivo que também tem sido substituído pela beauty blend. Mas saiba que a maioria dos corretivos tem um acabamento melhor quando aplicados com leves batidinhas com o dedo anelar.

Beauty Blender pincel para base
O Pincel de base foi substituído pela esponjas tipo Beauty Blender

Pincel para Aplicar Sombra

Muitas sombras são possíveis de serem aplicadas com a ponta dos dedos, mas em alguns casos é importante o auxílio de um pincel. Então é bom ter um pincel que seja bem versátil para que possa ser usado por toda a pálpebra, além de fazer os cantos e contornos.

Pinceis maiores aplicarão mais sombra; e menores, menos sombra. O ideal é um que esteja no meio do caminho. Pois é melhor ter que ir fazendo camadas e aplicando mais produto que pesar a maquiagem, principalmente se for usar cores mais escuras. As opções E32 e E34 da Sigma são bons exemplos. Mas se você tem alguma paleta Naked da Urban Decay, penso que já está bem servida de pincel para sombra e também pode pular esse.

pincel para sombra sigma
E32, esse modelo da Sigma é o exemplo ideal de pincel para sombras.

Pincel para Esfumar o Côncavo

Esse pincel não dá para ficar sem. Quase me arrisco a dizer que se você tiver um pincel desse não precisa de outro para aplicar a sombra. Mas dependendo da textura da sombra, esse pincel pode jogar muita sombra fora durante a aplicação e por isso é bom ter um outro.

O pincel para côncavo da Mary Kay é uma boa opção e tenho saudade de quando eles faziam o pincel de duas pontas, um lado o aplicador de sombra e do outro esse. Mas já faz algum tempo que eles não tem mais esse modelo.

Pincel Mary Kay para esfumar
Esse pincel é capaz de deixar a sombra uniforme com um degradê incrível

Blush, Pó, Iluminador e Contorno

Normalmente existem diferentes pincéis para esses produtos, mas, na prática, é possível fazer todas as aplicações com o mesmo pincel.

O pincel de pó é o maior de qualquer kit e esse é um grande erro. As técnicas de maquiagem mudaram, as maquiagens mudaram e o HD dos vídeos também influenciaram nessa mudança. Mas o pincel de pó continuou sendo o maior, e com isso temos tido dificuldade em aplicar o pó de forma a ficar bonito e natural. Pois sendo grande, ele acumula muito pó e o resultado pode ficar carregado.

Então o ideal é aplicar o pó com um pincel fofinho e pequeno, para que o pó seja aplicado levemente apenas para selar a base nas áreas onde ocorre maior transferência, como a zona T que inclui testa, nariz e queixo. Usando esse pincel menor ele também poderá ser usado para o blush, que a cada ano tem sido menos usado, uma vez que estamos dando um destaque maior para contornos e bronzers.

O pincel para fazer o contorno também é dispensável quando se tem esse pincel multifunção. A não ser que seu contorno for feito com um produto cremoso ou líquido que será necessário outro pincel, mas neste caso, a esponja beauty blender pode ser uma alternativa.

Para iluminar com produtos em pó, esse mesmo pincel é recomendado, por ter essa cabeça menor. O único problema de usar o mesmo pincel de pó e iluminador é que os brilhos podem aparecer em partes do rosto que você quer matificar. Uma dica é limpar num lenço umedecido e secar em uma toalha para um famoso banho de gato.

Um exemplo deste pincel para vários usos é o F25 da Sigma. Ele é como se fosse a versão maior do pincel para esfumar o côncavo que falamos agora. Ele aplica o produto e esfuma ao mesmo tempo. A Ruby Rose tem um pincel correspondente ao F25 da Sigma, mas que custa 16,90. No entanto, ele é mais gordinho que o original que tem a cabeça mais pontuda.

F25 da Sigma
F25 da Sigma, exemplo de pincel multiuso: pó, blush, contorno e iluminador

Pincel Chanfrado para o delineador

Se você usar delineador em gel, não tem como aplicar sem ter um pincel apropriado para isso. Tem a opção de pincéis bem fininhos estilo lápis, e tem o pincel que tem esse corte na diagonal. A vantagem do pincel chanfrado é que ele já ajuda no desenho do gatinho e também pode ser usado para corrigir as sobrancelhas. Mas se você usa delineador líquido ou em caneta, é um pincel a menos para comprar.

pincel chanfrado da Mary Kay
Esse pincel chanfrado da Mary Kay tem ainda escovinha para pentear a sobrancelha.

 

 

Esses são os pincéis básicos indispensáveis para um kit mínimo. Mas se você já está em um nível intermediário e gosta por exemplo de esfumar a raiz dos cílios inferiores, ou gosta de usar batom com pincel para um efeito mais profissional, é bom incluir na sua lista o pincel para esfumar, aquele bem curtinho e o pincel para batom que é aquele achatadinho e fininho.

Observações importantes sobre Cerdas e Cabos

Há um tempo, as cerdas mais finas e sofisticadas eram as cerdas naturais de crina de cavalo e de cabelo humano, mas com a introdução do Direitos dos Animais, as empresas optam cada vez mais por versões de fibras sintéticas. Chamados de pincéis veganos, as marcas se orgulham de dizer que suas fibras são produzidas em laboratórios e não têm testes em animais.

E é isso que torna a qualidade de um pincel diferente do outro, pois fazer cerdas que não tenham aquele aspecto de nylon e que sejam macios e tenham um toque suave demanda alta tecnologia.

Para comprar um pincel é bom analisar a qualidade das suas cerdas e a durabilidade. Pois para manter seu pincel livre de fungos e bactérias é preciso higienizar sempre, e com muitas lavagens o pincel acaba estragando. O cabo, quando de madeira, tem que ser bem tratado para não apodrecer, bem como a área de metal que prende as cerdas ao cabo não pode oxidar ou enferrujar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *