Porquê minha maquiagem não fica boa?

Você assina todos os canais de maquiagem que existem no YouTube, já se sente amiga íntima da Niina Secrets, Bruna Tavares, Camila Coelho e outras blogueiras que ensinam maquiagem, mas quando você vai para a frente do espelho não consegue os mesmos resultados que elas. Onde está o erro?

Quando vemos algumas meninas se maquiando, tudo parece ser tão simples, e o efeito final tão maravilhoso, mas não adianta comprar nem os produtos mais caros que elas usam que não sai igual. A razão mais provável para que isso aconteça é que a blogueira em questão tem um tipo de pele diferente do seu, ou um formato de olho diferente, ou seja, não se parece com você.

Precisamos entender que algumas dicas de maquiagem são básicas e universais para quaisquer tipos de pele ou de produtos. Mas outras, só vão sair como a do vídeo, se a pele, o rosto, e o produto forem compatíveis. Um exemplo clássico é copiar a maquiagem de uma pessoa que tenha a pele oleosa, se sua pele é seca; ou vice e versa.

Outra grande falha é seguir dicas para preparação da pele de uma menina de vinte e poucos anos quando você já passou dos quarenta. A idade e o tipo de pele vão ser fatores primordiais para aquisição de produtos que funcionam para você.

Então, antes de se aventurar a copiar as dicas da sua Youtuber favorita, aprenda a conhecer o seu tipo de pele e veja se a pessoa em questão tem as mesmas características que você.

Pele Madura, Com Manchas ou Acneica

É comum ver meninas muito novas ensinando truques de maquiagem e toda a experiência que elas têm é em cima de uma pele naturalmente viçosa e sem rugas. Pele muito diferente de uma mulher mais velha que já apresenta perda de elasticidade, tônus e linhas de expressão fortes. Não que não podemos assistir vídeos de pessoas diferentes de nós, podemos, até porque os canais e blogs têm outros tipos de conteúdos, mas temos que ter cuidado quando queremos seguir à risca um tutorial de maquiagem.

Sabe aquela sua Youtuber preferida? Ela tem aquela pele dos sonhos. As maquiagens dela tem sempre como resultado uma pele impecável, parecendo uma seda. Mas, quando ela começa o tutorial, sem maquiagem ainda, vemos claramente que a pele dela é de fato linda. Não tem linhas, não tem manchas e não tem olheiras. A base e o corretivo são para deixar homogêneo e acabamento perfeito, mas não precisam esconder nada. Mas ela tem apenas vinte e poucos anos e tem uma rotina de cuidados com a pele muito boa. Mas se sua pele é cheia de melasmas, acnes, ou simplesmente uma pele mais madura, verá que as dicas que ela der, talvez nem sempre darão certo no seu tipo pele.

Portanto, nunca se esqueça de que além de tipo de pele (mista, seca ou oleosa) é importante levar em consideração a idade e características (manchas, espinhas, sardas); antes de comprar os produtos para preparação de pele.

Tipo de Pele X Produtos

Como vimos, vários fatores influenciam para que uma maquiagem fique boa ou não. A razão pela qual uma maquiagem fique craquelada, escorra, derreta, borra, não dure; enfim, não dê certo está dentro de uma série de fatores.

Se sua pele é do tipo bumbum de bebê é provável que não tenha problemas para preparação de pele, então vamos falar aqui dos tipos de pele que normalmente são as que mais podem dar um trabalho na hora de maquiar e que precisam de mais técnicas e atenção.

Outro fator que influencia muito na maquiagem, obviamente é a qualidade dos produtos. Além do acabamento que cada produto oferece, determinados produtos não são compatíveis com certas técnicas apresentadas. Um exemplo é uso de beauty blender (esponjinha de maquiagem) molhada para bases que não são resistentes à água. Outro dia fui experimentar a base da Koloss com a esponja molhada e simplesmente ficou um horror! Não deu certo, não funcionou. A base não tem cobertura suficiente e não adere à pele se aplicada assim. Tive que aplicar com uma esponja seca para ter um efeito um pouco melhor. Então, infelizmente, nem sempre é fácil conseguir um efeito bom com produtos baratinhos, quem dirá conseguir o mesmo efeito que uma base da Dior por exemplo dá. Mas a gente tenta!

Em outra oportunidade vamos falar sobre os tipos e formatos de olhos e técnicas, pincéis, sombras e delineadores mais indicados. Hoje falaremos apenas sobre os melhores produtos para preparação de pele de acordo com cada tipo de pele.

Pele Madura e Seca

Antes de falar sobre pele madura, vamos responder a uma dúvida muito comum: pele madura é a partir de quantos anos? É considerada madura a pele a partir dos 45 anos, pois é quando a pele começa a perder tônus, elasticidade e hidratação natural.

Sendo assim é muito comum peles maduras e secas, nesses casos é importante usar produtos de limpeza suaves, para peles sensíveis. O cuidado com a hidratação deve estar aliado a ativos que combatam o envelhecimento, como Vitamina C e Retinol. A área dos olhos deve ter cuidado redobrado.

Quanto à maquiagem para este tipo de pele é importante sempre que os produtos sejam hidratantes. Esqueça as bases matte. A base ideal para a pele madura é aquela que tenha um poder hidratante; todas as bases cremosas e com acabamento iluminado são as mais indicadas. Além da base, o corretivo e até mesmo o blush devem ser na versão líquida. O pó para selar a base deve ser o mais fino, e ser usado com cautela.

  • Base: Studio Sculpt Mac
  • Corretivo: Em Sérum da BareMinerals BareSkin
  • Pó: Pó Compacto Mineral Mary Kay

Pele Madura e Oleosa

A pele madura tende a ser mais seca, mas é sempre bom lembrar que oleosidade e hidratação são diferentes. Óleo e água são duas coisas bem distintas, e por isso que é possível encontrar peles maduras e oleosas.

A pele oleosa vai necessitar de dois cuidados antes de começar a maquiagem, primeiramente o uso de um tônico e em seguida de um hidratante em gel. Evite o uso de produtos oleosos e use um primer para segurar a oleosidade por um tempo maior. Escolha uma base de cobertura leve, mas que não seja tão seca e obviamente, sele com um pó que tira o brilho da pele sem pesar, e opte um corretivo que não acumula nas linhas de expressão.

Pele Madura com Acne

Muitas mulheres chegam a vida adulta mas as espinhas não as abandonam, parece um carma, mas é verdade. Nestes casos, é bom usar produtos especialmente formulados para esse tipo de pele como o  tônico Blemish + Age Solution da SkinCeuticals que é um tônico especialmente formulado para peles maduras e com espinhas. Além desse produto, outro que faz muito sucesso no cuidado desse tipo de pele é a pomada Azelan, com ácido azelaico, já que é um ácido leve que trata a espinha da mulher adulta e pode inclusive ser usado durante a gravidez e amamentação, então quem estiver planejando uma gestação não precisa ficar com receio de usá-lo.

Pessoas com espinhas tendem a usar bases de textura alta para cobrir as espinhas, mas no geral esses produtos não são comedogênicos então não permitem a pele de respirar, piorando a situação. Opte então por produtos oil-free e não comedogênicos.

  • Base: Anti-Blemish Solutions da Clinique
  • Pó: Pó Compacto anti-acne Asepxia
Anti-Blemish Solutions da Clinique
Anti-Blemish Solutions da Clinique base feita especialmente para peles com espinhas.

Pele Acneica e Seca

Normalmente a pele com espinhas sofre muitas agressões de produtos para secar as erupções e acaba ficando ressecada e descamando. É um paradoxo, mas acontece. Normalmente as pessoas de pele com espinhas tendem a usar bases mate com cobertura seca, mas nestes casos a base tem que ser mais leve e hidratante. Mas uma base que tenha cobertura suficiente para tampar as espinhas.

  • Base: Anti-Blemish Solutions da Clinique ou Base Sheer Glow Foundation da Nars
  • Pó: Pó Compacto anti-acne Asepxia

Pele Acneica e Oleosa

A pele oleosa e com espinhas deve ser mantida bem seca e o ideal é uma base com acabamento matte de alta cobertura para esconder as manchas mas que não seja comedogênica para não piorar a situação das espinhas. Lembrando sempre de usar produtos de skin care para combate da oleosidade como o sabonete Effaclar da La Roche Posay.

  • Base: Pausa para Feminices
  • Pó: Translúcido Antibrilho Quem disse Berenice ou Pó Compacto anti-acne Asepxia
Pó Compacto anti-acne Asepxia
Pó Compacto anti-acne Asepxia para peles acneicas.

Pele Manchada e Seca

Para peles com manchas e que precisam de uma cobertura alta, evite bases muito fluidas ou do tipo líquidas. Prefira as com consistência cremosa ou mousse. Para as peles secas, as bases hidratantes, são a opção. Não esqueça de usar um corretivo de alta cobertura, porém que tenha que não tenha acabamento seco.

  • Corretivo: Radiant Creamy Concealer da Nars
  • Base: Vichy Dermablend Fluida
  • Pó: Studio Fix Mac
Vichy Dermablend
Com altíssima cobertura, a Vichy Dermablend é indicada para melasmas, sardas e vitiligo.

Pele Manchada e Oleosa

Peles com melasmas ou sardas precisam de uma cobertura extra e no caso da pele ser oleosa o cuidado a se tomar é com o fato de algumas maquiagens acabarem abafando a pele e tornando ela ainda mais oleosa. Nesse caso, bases de alta cobertura e acabamento matte são indispensáveis. Um produto que também não pode faltar é o corretivo para garantir cobertura total em certos pontos.

  • Corretivo: Dermacolor Camouflage Creme – Kryolan
  • Base: Base Alta Cobertura Tracta

Espero que tenham gostado dessas dicas e que agora a maquiagem de vocês tenha um ótimo resultado!

 

 

2 comentários
  1. Olá, finalmente um post que segue a tendência das mulheres brasileiras! Falar de cada pele é um ótimo assunto! ♥Obrigada!♥

    1. Eiii! Que bom que gostou do conteúdo! Continue conosco e se tiver algum tema que gostaria de ver por aqui, comenta para nós! Beijinho e volte sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *