Qual o Corretivo Ideal para Pele Negra

Como sempre falamos aqui, a maquiagem ideal para cada tipo de pele é algo muito particular e encontrar produtos que sejam adequados ao tom, à textura e ao efeito que queremos é um desafio e só mesmo fazendo testes e experimentando que encontraremos os melhores produtos.

E o corretivo é um desses produtos que têm muitas variáveis e que dá trabalho encontrar o ideal.

A Pele Negra

A pele pode ter infinitas cores e tons, subtons e nem sempre as maquiagens, principalmente as mais baratas, atenderão a toda essa gama de cores e diversidade. Então o ideal é a gente entender mais sobre a nossa pele e ir em busca do tom mais aproximado.

A pele negra tem alta concentração de melanina que dá a cor à pele e em alguns casos pode inclusive aparecer algumas pintas e manchas. Geralmente quando falamos em pele negra, estamos falando de tons acima do tom considerado pardo, que é o famoso moreno claro, até o tom mais escuro, onde não houve mistura de raças e a ascendência é toda negra.

Além desses tons, do moreno escuro ao mais escuro tom de negro, podemos considerar as cores de pele com fundos, fundos rosados, fundos amarelados, neutro, ou acinzentados. Por exemplo, uma pele negra de uma indiana é muito diferente da pele negra de uma brasileira. Da mesma forma que uma pessoa de pele clara no Japão, tem o tom diferente de uma europeia, isso é devido ao tom de fundo da pele.

paleta de corretivo da nars - todas as cores
O swatch de cores dos corretivos da Nars: é muito mas ainda é pouco.

Função do Corretivo, Cor e Textura ideais

O corretivo tem a função principal de uniformizar a pele, esconder manchas e deixá-la homogênea para aplicação da base. Com o passar do tempo, e inovação das técnicas de maquiagem, o corretivo ganhou outros usos como para fazer a técnica de contorno, onde os tons mais escuros dão profundidade e os mais claros iluminação.

Mas, de todas as utilidades do corretivo, a mais desejada é que ele cubra as olheiras, camuflando o aspecto de cansaço que elas demonstram.

Para cobrir as olheiras, é bom lembrar que existem as olheiras profundas e as escuras. As olheiras profundas só serão de fato resolvidas, com preenchimento de ácido hialurônico e as escuras podem ser bem disfarçadas com maquiagem ou produtos para clareamento. E em ambos os casos, uma boa noite de sono dá uma melhorada no aspecto.

No caso de pálpebras escuras é importante também a aplicação do corretivo para neutralizar a cor e para que a sombra seja aplicada em um fundo neutro, garantindo assim que a cor e os pigmentos em contato com a pele fiquem o mais fiel possível à cor do produto.

Camuflagem e Neutralização: Para cobrir manchas muito acentuadas ou para fazer a neutralização do tom da pele, opte pelos corretivos coloridos em que a cor da pele, associada à cor do corretivo chegarão a um tom neutro. Normalmente as olheiras nas mulheres negras são bem arroxeadas e a maioria opta por neutralizar com corretivos muito laranjas, mas pode acontecer de deixar um fundo amarelado. Se você é negra, porém sua cor de fundo é mais vermelha ou rosada, opte por corretivos salmão, pêssego/peach que também é alaranjado mas tem o fundo rosa e vai te deixar menos pálida que os amarelos e não corre nenhum risco de chegar ao cinza.

Nem sempre é necessário usar corretivo colorido, apenas em casos onde o corretivo da cor da pele não é capaz de resolver e cobrir perfeitamente. É ideal usar corretivo colorido para preparação de pele para um evento a noite ou em um momento em que uma pele mais pesada não é o problema. Pois, lembrando que a cada camada a mais de produto sobre a pele, maior cobertura, porém menos efeito natural e risco de craquelar e acumular nas linhas de expressão.

Importante também lembrar que o corretivo colorido deve ser aplicado somente no local que necessita neutralizar e ao aplicar produtos por cima no tom da pele deve se ter o cuidado de não arrastar os pigmentos coloridos e retirar o produto do lugar, sendo assim, opte por aplicar o segundo produto (corretivo no tom da pele ou base) com batidinhas.

Correção: Para corrigir pequenas imperfeições e uniformizar a pele, dando maior cobertura para algumas áreas, o corretivo ideal para esta função é o do tom exato da sua pele ou base. Nas mulheres negras, um grande erro é tentar corrigir as olheiras com um tom muito mais claro e resultar num tom acinzentado ou ficar com o famoso efeito panda invertido. O corretivo deve neutralizar a mancha, mas manter a cor mais próxima ao tom da pele.

Iluminação: Para quem gosta de um efeito mais iluminado em pontos específicos do rosto como sobre as maçãs do rosto, centro da testa e nariz, é recomendado fazer marcações com corretivo mais claro para dar a impressão de pele iluminada. Mas muito cuidado para não ficar com aspecto de rosto manchado, para isso, esfume bem o corretivo para fazer uma transição mais harmônica. Outro erro é colocar um corretivo claro demais e parecer que você errou o tom da base e ficar muito branca. Para técnica de iluminação, as mulheres negras devem usar um tom abaixo do seu.

No caso de produtos onde se tem mais opções de cores, pode ser até dois tons abaixo.

Contorno: Assim como o corretivo mais claro dá destaque à luz, o corretivo mais escuro ajuda a disfarçar por exemplo papadas ou uma testa mais protuberante, além de dar sensação de profundidade, fazendo parecer mais magra. Para esse efeito, utilize um corretivo acima do seu tom e não se esqueça de esfumar bem.

Além da cor é muito importante se atentar para a textura do corretivo para que o acabamento fique o mais natural possível. Muitas mulheres negras têm a pele oleosa e optam por produtos de acabamento matte para deixar a pele bem seca. Mas é importante lembrar que a pele na região dos olhos é bem diferente do restante do rosto e é uma região muito sensível e com tendência à sensibilidade e linhas de expressão, neste caso então, é recomendado usar corretivos líquidos por mais que os corretivos com essa característica não tenham alta cobertura. Já para a técnica do contorno é possível usar corretivos mais cremosos ou em bastão.

Marcas e Paletas

Muitas marcas e paletas tem boas opções de corretivos para peles negras, tanto para contorno quanto para camuflagem. Além dos produtos importados de marcas mais conhecidas e caras como Anastasia Bervelly Hills, Nars ou MAC. Encontramos também produtos baratinhos e de marcas nacionais que atendem a essa demanda.

Para quem gosta de se divertir com técnicas de contorno, uma opção são as paletas que já vem vários tons de corretivos.

 

Paleta de Corretivo 6 Cores Ruby Rose
Paleta de Corretivos Médium Ruby Rose
Paleta de Corretivos Catherine Hill
Paleta de Corretivos Catherine Hill
Paleta de Corretivos Max Love
Paleta de Corretivos Max Love

Para quem está em busca de corretivos laranjas para neutralização, existem o corretivo V3003 da Jasmyne e o corretivo Peach da Pausa para Feminices, que são em textura líquida/cremosa ideal para a região dos olhos. Outro queridinho para essa técnica é o da NYX FULL Coverage cor CJ13 Oranje.

Abaixo temos a maravilhosa Sandra Porto do Instagram @sandraportomakeup mostrando o resultado do Corretivo Peach da Linha Bruna Tavares em suas olheiras e manchinhas.

sandraportomakeup corretivo
Antes pele limpa, aplicação do corretivo colorido e depois com o resultado final com base e corretivo no tom da pele.

Obrigada Sandra por gentilmente nos ceder sua foto!

É isso, espero que tenham gostado. E comentem quais são os seus corretivos preferidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *