Durante um bom tempo eu usei a base Studio Fix da MAC, que eu acho que é uma das bases mais usadas no mundo! Pois a maioria das pessoas que conheço usam ela, ou já usaram. Mas quando eu fui casar, eu queria eu mesma me maquiar (é uma outra história que depois eu conto), mas então, pensei que teria que procurar algo mais profissional e que desse um acabamento mais bonito. Então fui na MAC e conheci a Studio Sculpt, e desde então ela entrou na lista dos meus produtos que não vivo sem.
A Marca
A M.A.C que é a abreviação de Make-Up Art Cosmetics é uma marca originalmente canadense que começou como um produto basicamente artesanal para atender a uma demanda de um maquiador e fotógrafo. As maquiagens existentes até então não ficavam boas nas fotos. Assim, dois sócios começaram a fabricar suas próprias maquiagens e aos poucos a marca foi ganhando os editoriais das revistas de moda, e com a popularidade do evento, em 1984 a MAC abriu seu primeiro quiosque dentro de uma loja de departamentos da cidade de Toronto no Canadá, e hoje ela está espalhada por mais de 90 países.
E como toda boa empresa que se preze, a MAC além de ter uma linha imensa de produtos de maquiagem de altíssima qualidade e expressão no mundo todo, ainda cumpre seu papel social, através da M·A·C AIDS Fund. que atua em prol de pessoas contaminadas pelo HIV. A campanha VIVA GLAM já arrecadou mais de 340 milhões de dólares para a causa. É ou não é mais uma marca para entrar na nossa tag queridinhos do coração?
Studio Fix ou Studio Sculpt
Então, como eu disse, a maioria das pessoas que conheço usa ou já usou base MAC, mas sempre a Studio Fix. Que é aquela versão que vem num frasco de vidro. Essa base do vidro é mais fluida, e mais recomendada para pessoas que tem a pele mais oleosa, pois ela não contém óleo, evitando formação de espinhas. Na própria descrição dela, diz que é não acneica. Então para quem vai usar uma base em condições calor ou umidade, que pode ter momentos de suor, essa base é mais recomendada por ter um acabamento natural matte, ou seja, fosco. O bom dessa base é a quantidade de cores, que são mais de 40 tons de pele, uma maravilha de diversidade.
Mesmo a Studio Fix sendo tudo isso, eu prefiro a Studio Sculpt. Ela não tem todo o spectro de cores da sua irmãzinha, tem apenas 20 tons, mas a cor que eu uso é a NW20 e em termos de cor, ela existe nas duas versões, além do tipo de cobertura que é de média a total ser igual também. Então, qual a diferença que fez ganhar meu coração? A textura!
A Studio Sculpt tem uma textura mais cremosa e como normalmente eu uso a base por cima de um protetor solar de toque seco, se eu passar uma base também de textura mais seca por cima, não sinto aquela pele com aspecto hidrata e cuidada, que acho que fica melhor.
A Promessa
A base Studio Sculpt da MAC é considerada base em gel, mas na minha opinião eu falaria mais que é uma mouse. Ela vem numa embalagem de plástico e em tubete que além de não ter o risco de quebrar (como já aconteceu comigo um dia com Studio Fix – gente, sério é uma tristeza sem fim…e nem pense em reutilizar sua base que caiu e quebrou pois pode ficar pedaços de vidro e você cortar o seu rosto ao usar) continuando… o fato dela vir em um tubo também ajuda a usar o produto completamente, pois você pode ir apertando até a última gota, como fazendo com a pasta de dente, ao contrário da outra que parece que sempre fica um restinho que não tem como ser usado.
Assim como a maioria dos produtos MAC, a base Studio Sculpt tem o Fator de Proteção Solar (FPS) 15, o que eu acho muito pouco e por isso não tenho coragem de sair sem um bom protetor por baixo. Penso que todas as bases deveriam ter um fator maior para evitar ter que aplicar os dois produtos que muitas vezes acabam brigando entre eles. Mas a própria base é considerado uma barreira física e aumenta mais a proteção, mas ainda não é o bastante. Principalmente se você tem tendência a manchas e melasmas.
Essa base é cremosa, de longa duração, resistente à água e tem o poder de hidratar sua pele, ideal para usar no inverno ou a noite. Ela diz que te proporciona uma pele acetinada e é ideal para peles normais a secas ou maduras.
Minha Experiência
Eu não vivo sem essa base, fato! Embora a marca tenha uma opção melhor para peles com tendência à acne que é o meu caso, eu me adaptei melhor a esta base. Como eu disse, para usar de dia, sobre o protetor solar, ela acaba equilibrando a textura seca do protetor; e para usar a noite, quando não tenho que usar protetor solar, ela já dá aquele acabamento hidratado e acetinado.
Ela é super fácil de espalhar, seja com pincel, esponja ou os dedos; a cobertura dela é muito boa e dependendo da situação é dispensável até o uso do corretivo. Nos dias mais quentes, realmente ela acaba chegando a ficar um pouco oleosa, mas eu prefiro passar um pó compacto por cima que mudar a minha base preferida.
A base diz que é resistente à água e realmente é, e o melhor, é que ela fica ainda mais bonita com uma borrifada de água termal por cima.
Acho mais fácil carregar essa base na bolsa por sua embalagem não quebrar, é mais seguro. Outro ponto relevante que faz eu considerar a Sculpt melhor que a Fix é o fato dela ser mais barata.
Sim! Embora na data dessa edição a Sculpt está saindo a 165 reais no site da MAC, contra 135 reais da Fix; a Sculpt é mais barata quando você compara os preços por ml de produto. Originalmente a Sculpt vem 40ml e a Fix 30ml, mas se a Sculpt fosse de 30ml também, ela sairia a R$123,75. Ponto para a base que não vivo sem!