Qual o tom de base para pele parda? A cor ideal em 20 marcas diferentes

Segundo dados do IBGE o número de brasileiros que se auto declararam pardos no último censo aumentou e chegou a 95,9 milhões de pessoas. Interessante que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística classifica raça e cor sendo a mesma coisa e nos dá apenas a opção de sermos brancos, pretos, indígenas, amarelos ou pardos. IBGE não dá para aumentar esse swatch de cores não?

Quem São os Pardos? Segundo a classificação do IBGE, pardos são pessoas com mistura de cores, devido variadas ascendências étnicas, ou seja, pessoas multirracial, ou mestiços, como os mulatos que são a mistura de brancos e negros, caboclos que são a mistura de índios e brancos e os cafuzos que são descendentes de negros com índios.

Fato é que o Brasil é um país miscigenado e a classificação por cor e a raça ainda é uma questão política que gera muito debate.

Pardos ou Morenos

No dia a dia as pessoas dificilmente se autodeclaram pardas e sim morenas. Os morenos são pessoas de tom de pele intermediária entre o branco e o negro, do mais claro ao mais escuro. Gerando uma gama infinita de tons de pele. A rigor, as pessoas costumam considerar pardas, as pessoas também chamadas de morena clara, que tenham um tom mais amarelado, a antiga brincadeira de pessoas café com leite.

Os cabelos dessas pessoas são, de modo geral, anelados ou cacheados. Não sendo crespos, como na maioria das pessoas de pele negra, e nem lisos como nas pessoas de ascendência branca. Há pessoas morenas com pele mais avermelhada, ou rosada, e aquelas de tom mais acinzentado. Mas neste post estaremos nos referindo a pele morena mais amarelado.

debora nascimento pele parda
A atriz Débora Nascimento é exemplo de mulher parda.

 

Diversidade e Como Escolher a Base Certa

O grande desafio da indústria da beleza é levar para o consumidor uma gama maior de tons de pele que apenas o tradicional claro, médio e escuro. Os subtons são importantes bem como as cores de fundo de cada base (quente, fria, rosada, amarela ou neutra).

Algumas marcas já estão mais atentas à necessidade de ofertar mais cores apresentam opções que quase cobrem todos os tipos de pele. Mas em determinadas marcas, é necessário fazer misturas dos tons para chegar ao tom mais próximo ao seu tom de pele.

De qualquer forma, a única forma de escolher o tom de base certa é testando. Indo a uma loja física e aplicar o produto.

O correto é aplicar a base diretamente no rosto, e não no pulso como muita gente faz. Para garantir que a base vai ficar do tom certo, aplique a base, e espere ela assentar no seu rosto. Muitas bases oxidam com o tempo mudando ligeiramente o tom. A cor da luz também tem muita influência. Então, passe a base, e saia da loja para ver a cor sob a luz natural do sol.

Se você é do tipo que é muito bronzeada e sempre o rosto está um tom a menos que o pescoço e colo, opte por uma base que seja do tom do corpo, para igualar, mesmo que aparentemente esteja mais escuro que o rosto de fato está. Claro que o tom sempre muda, no verão a pele fica mais bronzeada e pode alterar a cor. Portanto é sempre importante ter uma base para o verão e uma para o inverno.

Para Comprar pela Internet

Comprar base pela internet é um grande risco, a não ser que você já esteja acostumada com o produto e está apenas repondo seu estoque. Fora isso, mesmo usando bases como comparação ainda é grande a chance de comprar a base errada.

Existem alguns sites e aplicativos que tentam mostrar cores correspondentes de bases famosas para outras marcas. É possível que dê certo, mas não é garantido. Pois na verdade esses sites comparam cores similares e te mostram a cor mais aproximada de cada marca. Mas já é uma luz no fim do túnel.

O ideal é conhecer ao menos duas cores de bases ideal de marcas mais populares mundialmente como MAC e Nars para conseguir encontrar as cores mais parecidas de marcas diferentes.

Cores de Bases

Considerando que a base mais vendida na MAC Brasil é a cor NC40, estamos imaginando que esse seja o tom mais comum das brasileiras, sendo assim, vamos tentar encontrar cores que possam se assemelhar a este tom de pele considerado pardo ou moreno claro.

Mas, lembrando mais uma vez que não tem como escolher uma base do tom exato sem fazer um teste real na pele do rosto antes.

mac nc40
Base MAC NC40: a mais vendida no Brasil
MarcaCor/nº da base
NarsTahoe
Make Up Forever HD173 Amber
NYXWarm Sand
Boticário Intense6
Boticário Air PowerBege Médio 2
AvonBege Médio
Maybelline Fit Me220
Mary KayMedio 6
Max Love3
Tracta Alta Cobertura05
Pausa Para Feminices5.5
Quem Disse Berenice3C
BeccaAmber
SmashBoxBege Médio 3.2
Ruby RoseL5
EudoraNatural Bege 1
Kiko MilanoBege Médio 05
Vult HDB35
Negra RosaDark 1
Fenty Beauty by Rihanna330

Espero ter ajudado! Diga aí nos comentários qual a cor que você considera ter e qual a sua base preferida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *