Tresemmé Baixo Poo – É low poo de verdade?

Minha intenção um dia é ficar livre das escovas progressivas e botox capilar e assumir o cabelo que tenho, e que já nem sei se é cacheado ou anelado. Vez ou outra ensaio fazer a transição capilar e começo a ler sobre o tema. E sempre aparece a técnica de low poo e no poo. Mas, infelizmente ainda não me livrei de uma química.

Mas, apesar de não ser uma cacheada ainda, interesso muito pela linha mais natural e mais que pelo efeito no cabelo em si, acredito que a redução de produtos químicos é um ganho para nós e para todo o meio ambiente.

Enfim, entusiasta do low poo, porém, não adepta, vi a linha Tresemmé Baixo Poo e quis experimentar.

Sobre Low Poo

O Low Poo é, digamos, uma filosofia de cuidados capilares que é muito comum em pessoas de cabelos cacheados. A técnica consiste em reduzir certos produtos para que os fios não percam a umidade e a hidratação naturais. Basicamente é evitar o Sulfato das fórmulas para shampoo. Os sulfatos são sais provenientes das reações de ácido sulfúrico e eles são, em geral, responsáveis pela limpeza e espuma.

Para quem quer seguir à risca a técnica Low Poo ou No Poo deve evitar certos componentes nas formulações. Veja a lista completa dos proibidos:

  • Sodium Laureth sulfate
  • Sodium Trideceth sulfate
  • Sodium Lauryl sulfate
  • Sodium Myreth sulfate
  • Sodium coco sulfate
  • Sodium c14-16 olefin sulfonate
  • Sodium Alkylbenzene sulfonate
  • Ammonium Laureth sulfate
  • Ammonium Lauryl sulfate
  • Ethyl PEG-15 cocamine sulfate
  • Dioctyl Sodium Sulfosuccinate
  • TEA-dodecylbenzenesulfonate
  • TEA Lauryl sulfate

Um dos agentes de limpeza que são permitidos na técnica Low Poo, por exemplo é o Cocamidopropyl Betaine e cocobetaine. Que são capazes de limpar silicones, mas já não são capazes de limpar resíduos de petrolatos (derivado do petróleo).

Parabenos: Os parabenos são conservantes e não necessariamente vão ressecar os cabelos. Mas seu uso está ligado à outras questões. Os mais comuns nos cosméticos são os metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno.  O temor em usar parabenos é pelos estudos a cerca da correlação no uso dele ao câncer. O estudo mais conhecido é o que associa o câncer de mama ao uso de desodorantes.

Os estudos ainda não são conclusivos, mas é sempre melhor evitar os riscos.

Tresemmé Baixo Poo
Linha completa Tresemmé Baixo Poo

Tresemmé Baixo Poo + Nutrição

De olho na tendência dos shampoos low poo, algumas grandes marcas começaram a fazer suas versões para atrair consumidores. Como é o caso da Tresemmé. No entanto, colocar no rótulo “baixo poo” pode ser apenas uma jogada de marketing para atrair um público que já ouviu falar dos benefícios do tratamento low poo, mas não conhece a fundo. Sendo assim, aquela pessoa que sabe das vantagens mas não aderiu ainda, ao olhar para uma marca conhecida sente-se atraída pela novidade e acaba comprando para experimentar.

E parece que é o que aconteceu com a Tresemmé, que fez uma linha denominada de Baixo Poo, colocou uma foto de coco no rótulo e quis entrar no clubinho, se camuflando de bom menino.

Mas, checando a lista dos componentes da fórmula do shampoo, temos: Aqua, Sodium Laureth Sulfate, Cocamidopropyl Betaine, Glycerin, Parfum, Disodium EDTA, DMDM Hydantoin, Cocos Nucifera (Coconut) Oil, Aloe Barbadensis Leaf Juice, Cocos Nucifera Water, Methylchloroisothiazolinone, Methylisothiazolinone, Coumarin, Linalool, Sodium Chloride, Citric Acid, Sodium Hydroxide.

Ou seja, já no segundo componente, o que corresponde ao segundo produto em maior quantidade, temos o proibidíssimo Sodium Laureth Sulfate. O que já não o classifica como um legítimo shampoo low poo. A diferença dele é que, em relação aos outros shampoos da marca, ele tem menos sulfatos, mas ainda tem muito sulfato, ao ponto de ser o segundo item da lista de compostos.

Sentiu-se enganado? Lamento.

Acredito que o erro da Tresemmé tenha sido o de atender ao imaginário popular de que shampoo que lava é o que dá espuma, e por isso não retirou completamente o sulfato da sua fórmula.

Mas nem tudo está perdido

Apesar da decepção em relação ao shampoo, a boa notícia é que os demais produtos da linha são de fato Low Poo e alguns atendem inclusive ao critério de No Poo. É o caso do condicionador, que realmente não contém petrolatos, silicones e parabenos. E comprova que condicionador bom não precisa ter nenhum destes compostos, haja vista que é um condicionador com uma boa ação emoliente, ele deixa aquela sensação de cabelos realmente sedosos.

Outro produto que é realmente Low e No Poo é a máscara de hidratação, que realmente cumpre seu papel de tratar os fios sem apresentar em sua fórmula produtos proibidos.

Já o creme de limpeza, chamado de co-wash não cumpre com a função, embora não apresente petrolatos, ele contém silicones insolúveis, Dimethicone e Amodimethicone, ou seja, que serão limpos apenas com shampoo com sulfatos. Um co-wash que se preze deve ser livre de silicones.

O creme para pentear é outro que faltou pouco para ser nota dez, pois ele contém parabenos, o Methylparaben. Mas ainda assim cumpre seu papel de low poo e é também um bom produto para as cacheadas.

Minha Experiência

Como disse não sou cacheada, aliás, não estou deixando meu cabelo cachear devido às químicas. Mas estou namorando a possibilidade e me interesso pelas fórmulas dos shampoos, principalmente pela questão de saúde e ambiental.

Já uso Tresemmé há muito tempo e considero um shampoo muito bom, meu cabelo sempre se adaptou muito bem aos produtos da marca.

O shampoo não tem corantes, é transparente, tem uma consistência gel, e tem um cheiro de coco muito gostoso. Ele espuma bastante, menos que um convencional mas bem mais que um realmente sem sulfatos. Mas o que achei estranho é que no final da limpeza a gente sente o cabelo fazendo aquele barulho parecendo quando lavamos com shampo anti-resíduo. O que é um contra senso, uma vez que com shampoos normais da marca eu não sinto isso e com esse que tem menos sulfatos eu não deveria ter essa sensação.

O condicionador é branco como todos da marca, e tem um toque hidratante muito superior aos demais da Tresemmé. O cabelo realmente fica muito suave, com aspecto de hidratação incrível. Eu só conseguia esse efeito de cabelo fino e sedoso com escovas progressivas (que contraditório!).

Ainda não experimentei a máscara de tratamento mas imagino que será maravilhosa.

Para quem, assim como eu, está começando a se interessar pela técnica low poo penso que é um bom começo, já que é um produto fácil de encontrar e é um shampoo low poo barato. Estou adorando o efeito desse novo shampoo Tresemme, indico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *