Qual o melhor tônico facial: Clinique ou SkinCeuticals?

Sempre falo aqui sobre a importância de tonificar a pele, pois um bom tônico ajuda a manter o equilíbrio da pele, controlando a oleosidade e o pH da pele, deixando a pele pronta para receber os cosméticos de tratamento como cremes hidratantes ou séruns antioxidantes. Um dos tônicos mais populares é o da Clinique que é o passo número 2 no famoso tratamento de três etapas da marca, mas será que ele é ainda melhor que o Blemish+Age Solution da SkinCeuticals?

Tônico da SkinCeuticals

Sempre bom lembrar que tônico não é demaquilante nem água micelar. Tônico é um produto de remoção das impurezas que ficam na pele mesmo após a limpeza com sabonete ou gel de limpeza. Quem não se lembra da mãe ou avó usando o Leite de Rosas que fazia esse papel na década de 80? No entanto, esse tipo de produto continha muito álcool que acabava ressecando a pele. Até hoje tem quem pense que um bom tônico tem que arder a pele, e não é nada disso.

Desde que conheci o Blemish+Age Solution da SkinCeuticals fiquei impressionada pois ele além de limpar a pele profundamente não deixa ressecada, nem com nenhum tipo de desconforto, e além de limpar e tonificar ele ainda tem propriedades para tratamento da acne adulta.

O Blemish+Age Solution da SkinCeuticals é tão bom que ele é capaz até de uniformizar o tom da pele e melhorar rugas e linhas de expressão. Ele tem esse diferencial por conta de três ativos que são o ácido capriloil salicílico, ácido salicílico e ácido glicólico. Sendo que além do poder de limpeza e esfoliação, as suas propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias, ajudam a combater os cravos e espinhas, além de promover a renovação celular. E o ácido glicólico tem a função de hidratar a pele, melhorando as linhas, e dá aquela sensação de que tem uma película protetora sobre a pele, e não aquela sensação habitual de ressecamento dos tônicos comuns.

Tônico da Clinique

Eu escolhi o Blemish+Age Solution da SkinCeuticals como meu tônico favorito, mas como todo mundo fala do tratamento em três etapas da Clinique, resolvi experimentar. Comprei o tônico do kit Número 2 que é para a pele Mista a Seca, o que vem no frasco roxo ou lilás, não sei bem que cor é aquela. Como sempre explico aqui, minha pele é normal, mas é acneica. Então sempre gera a dúvida de qual produto comprar, pois se eu comprar para pele oleosa, que é o que normalmente está relacionado à acne, minha pele vai ficar muito seca; e se eu comprar produtos para pele seca, tenho receio de vir um produto mais oleoso que vai colaborar para o surgimento ainda mais de espinhas.

Então optei por comprar o sabonete, o Liquid Facial Soap para peles oleosas (oily skin, combination oily to oily) que normalmente é recomendado no kit Número 3 ou Número 4 que são, respectivamente, para pele Mista a Oleosa e pele Oleosa, mas comprei o tônico pensando na pele mista a seca. Entenderam? Depois faço um post explicando mais sobre esse tratamento da Clinique.

A loção Clarifying Lotion 2/Clarifiante realmente é um adstringente diferenciado, pois não resseca, mas é capaz de remover a oleosidade da pele. Muitas pessoas garantem que sentem que ele clareia a pele mas eu não observei isso. A Clinique ainda garante que ele é capaz de esconder as linhas mais finas.

Eu gostei dele por ele não arder, mas confesso que tive a sensação de não limpar tudo que precisava, que faltava um pouquinho. O que mais me incomoda nele é tamanho do furo para saída do produto que é muito grande e sempre acaba desperdiçando. Ele não arde muito mas dá uma pequena sensação de ardência, mas acho que seja devido ao mentol presente na fórmula que faz isso.

Disputa de Tônicos

Confesso que usei um frasco inteiro do Blemish+Age Solution da SkinCeuticals e depois um inteiro da Clinique para vir aqui falar qual o melhor, mas não sei se é possível dar um parecer com apenas esse tempo de uso.

Não consegui observar esses benefícios que eles prometem, são alterações muito sutis e eu não consigo avaliar se é pelo uso dele, ou do sérum, ou do Clarisonic. Não observei clareamento da pele, nem mesmo melhora das linhas ou da acne, mas sei que eles não são o tratamento convencional para esses problemas, eles apenas colaboram com os tratamentos específicos.

A vantagem do Clinique é que ele vem mais produto e acaba saindo mais barato que o Blemish+Age Solution da SkinCeuticals. Geralmente o tônico adstringente da SkinCeuticals está um pouco mais barato que o da Clinique, mas ele tem 125ml, enquanto o outro vem 200ml. Ou seja, fazendo as contas, o Blemish+Age Solution da SkinCeuticals parece mais barato mas é mais caro por ml. Então se você quer economizar, o da Clinique é melhor custo-benefício, mas como disse, o risco de desperdício dele é maior devido à abertura ser muito larga e entornar algumas vezes. O da SkinCeuticals tem um furinho menor que é mais fácil de controlar a saída do produto, penso que a Clinique deveria fazer algo parecido.

Como já disse, o da Clinique não arde como os tradicionais tônicos, mas deixa um pequeno incômodo, enquanto o da SkinCeuticals não arde nada mesmo. Além de dar uma pequena impressão de deixar a pele hidratada, com certeza devido ao efeito do ácido glicólico que tem essa função.

Eu fiz o teste do algodão e visualmente tive a impressão de que o Blemish+Age Solution da SkinCeuticals retirou mais sujeira que o tônico da Clinique. Não sei se conseguem ver pela foto, mas pessoalmente notei uma pequena diferença. Eu passei o algodão logo pela manhã antes de lavar o rosto para ver qual tiraria mais oleosidade, passei cada um deles em uma metade do rosto.

tônico facial Clinique ou SkinCeuticals
À esquerda o algodão com o Blemish+Age Solution da SkinCeuticals e à direita com o Clarifying Lotion da Clinique. Conseguem ver alguma diferença?

Acredito que o Clarifying Lotion da Clinique seja um bom produto, existe muita gente que não troca ele por nada, mas no meu caso que tenho pele madura e com acne, continuo confiando nos benefícios do Blemish+Age Solution da SkinCeuticals que tem o ácido capriloil salicílico, ácido salicílico e ácido glicólico, acredito que ele sim, foi pensado para meu tipo de pele, então, na disputa, ele continua ganhando meu coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *