Shampoo Nioxin – Sistema de 3 Partes

Afinamento capilar e queda de cabelo são coisas que nunca me preocupei. Meu cabelo é grosso e sempre tive muito cabelo, do tipo juba de leão mesmo. Mas nunca diga nunca e um dia precisei me recorrer a tratamento para esse tipo de problema e foi aí que conheci a linha Nioxin (a pronuncia é Naiocsim).

Acredito que devido a um somatório de fatores, meu cabelo, que sempre foi muito, começou a cair de uma maneira preocupante. Por todos os lados eu via fios do meu cabelo espalhados pelo chão e penso que se eu não tivesse aquele tanto de cabelo, eu teria ficado careca, ou, pelo menos, com algumas falhas, de tanto que a queda realmente foi acentuada. Imagino que foi causada pelo uso de produtos para alisar o cabelo (escova progressiva), além de uma dieta low carb que estava fazendo na época.

Ouvi falar sobre Nioxin, que tratava afinamento de cabelos e ainda fazia um tratamento no couro cabeludo e então resolvi experimentar e aí acabou se tornando mais um produto pra conta do não vivo sem.

A Marca

A fundadora da marca é uma americana que sempre trabalhou com plantas medicinais. Devido à própria experiência de queda capilar durante a amamentação do seu filho, ela começou a pesquisar sobre não apenas cabelo, mas sim sobre o couro cabeludo e assim, ela criou uma empresa que tratava de cabelos, a partir do cuidado da raiz, a pele que é o couro cabeludo. Então, em 1987 foi criado o Nioxin Research Laboratories com uma proposta diferente, oferecer esfoliantes, limpeza e produtos anti-idade para o couro cabeludo. Desde então Nioxin tem conquistado cada dia mais clientes em várias partes do mundo. Por mais de uma década Nioxin é eleita a marca referência em afinamento capilar. Hoje a empresa faz parte do grupo Wella.

Nioxin e Shampoo Anti Resíduos

Ultimamente se popularizou o uso de shampoo anti resíduos, principalmente em processos químicos onde é usado para abertura de cutículas quanto para potencializar efeitos de uma hidratação por exemplo. Pois como temos usado muitos produtos que acabam selando os fios, nada mais é capaz de penetrar os fios, então o shampoo anti resíduos remove essa camada de parabenos e adjacentes presente nos cabelos. Por fazer uma limpeza profunda dos fios, seu uso não pode ser diário, e sim a cada 20 ou 30 dias, dependendo do seu tipo de cabelo e produtos que usa nele.

Já o Nioxin não tem essa restrição; ele pode ser usado diariamente, pois ele faz uma limpeza profunda é no couro cabeludo retirando as impurezas que impendem o couro de respirar e até mesmo que impede os fios de nascer. Remove as células mortas, e sujeira devido a poluição, além da oleosidade.

Shampoo Nioxin – Sistema de 3 Partes
Shampoo Nioxin – Sistema de 3 Partes

A Promessa

Nioxin Sistema de 3 Partes é composto por um shampoo, um condicionador e um leave-in. A marca disponibiliza 6 opções de acordo com cada tipo de cabelo. E elas são numeradas de 1 a 6. Para saber qual a graduação correspondente ao seu tipo, você pode fazer uma auto análise de acordo com as especificações no site da marca, ou ir a um salão de beleza de um revendedor autorizado e fazer a análise capilar lá. Para todos os tipos, a marca garante que refresca o couro cabeludo, dando aos fios aparência mais densa, brilho e equilíbrio da umidade.

A ideia é que o shampoo (CLEANSER) limpa, o condicionador (SCALP REVITALISER) otimiza e o leave-in (SCALP TREATMENT) trata. E como estamos falando sempre de couro cabeludo, o interessante é que o condicionador deve ser passado desde a raiz até as pontas, contradizendo sempre aquela dica de não passar condicionador na raiz do cabelo para não deixar oleoso.

Minha Experiência

Já aviso que meu cabelo parou de cair e cresceu muito rápido. Não sei se só devido à Nioxin, ou se também a um polivitamínico que tomei, ou se tudo junto, mas não tenho mais aquele pesadelo de ver meu cabelo caído por todos os lados.

Depois de pesquisar sobre a marca, vi que era vendido apenas em salão de beleza e não em drogarias, onde normalmente compro shampoos. Depois de encontrar um salão que trabalhava com a marca, fui lá e a cabeleireira fez uma foto do meu couro cabeludo com uma câmera com uma lente de aumento e avaliou que o ideal para mim era o número 5. Ou seja, meu cabelo não estava com rarefação aparente, tem fios de médio a espesso, é quimicamente tratado, mas devido a queda, estava começando a dar umas leves entradas perto das têmporas.

Lá ela usou um produto que é tipo um peeling, que é uma terapia que é realizada apenas nos salões que é o Renew Dermoabrasão e eu comprei o Kit do sistema de 3 etapas para usar em casa.

Lavei meu cabelo um dia sim, outro não, e usei o leave-in na raiz, mas ele acabou antes do shampoo e do condicionador e depois não comprei mais, pois não vi necessidade. Voltei ao salão mais uma vez para fazer o tal peeling 40 dias depois.

Modo de Usar

O shampoo é muito denso e muito caro! Então o jeito foi encontrar uma maneira de otimizar o uso. Eu coloco uma quantidade mínima na palma da mão, esfrego uma mão na outra e depois vou espalhando na raiz. Já aprendi há muito tempo que não devemos esfregar o comprimento dos fios, então eu só deixo a espuma descer pelo cabelo e passo os dedos desembaraçando para lavar o cabelo, sem agredir os fios.

Com o condicionador eu faço a mesma coisa porém já massageando todo o cabelo. E deixo agir por 3 minutos antes de enxaguar.

O leave-in vem com um bico aplicador, então eu ia fazendo riscas no cabelo e aplicava na raiz e ia massageando. Como normalmente as pessoas usam produtos para queda de cabelo.
Depois seco como meu costume, secador e prancha.

Resultados

Como meu cabelo não é oleoso e nem fino, no começo tive a sensação de que meu cabelo estava ficando com aspecto mais áspero e grosso, mas era a tal densidade prometida pelo produto. Nessa época eu tinha dado uma parada na progressiva para evitar mais queda e minha raiz estava muito rebelde, mas confiei no produto e continuei usando.

Depois não aguentei mais e acabei fazendo um botox capilar e realmente notei que o problema era minha raiz e não o produto. Mas como já tinha lido que o shampoo ressecava o cabelo, comecei a fazer um outro processo, antes do shampoo eu passo uma máscara hidratante nos fios para proteger um pouco do ressecamento e realmente ficou bem melhor.

O shampoo de fato dá uma sensação de limpeza impressionante, ele tem até um pouco daquele ardor de uma bala de hortelã, sabem? Mas com o tempo a gente acostuma. E agora quando uso algum shampoo hidratante tenho a impressão de que meu cabelo não ficou limpo de verdade. Pois não sinto mesmo aquela limpeza profunda no couro cabeludo.

Mas para uso constante, o Nioxin pode sim ressecar os fios. Então o ideal é revezar ele com um shampoo hidratante de sua preferência. Além de ajudar os fios, ajuda o bolso, pois Nioxin é muito caro e por isso é bom pensar que ele é para ser um shampoo de tratamento e não de uso diário, mas de vez em quando tem que usar ele para ter aquela sensação de alívio e frescor de sentir o couro cabeludo realmente limpo de todas impurezas. Pelo menos uma vez na semana não dá pra viver sem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *