Azelan na Gravidez: Pode usar?

Cravos e espinhas são coisas de adolescente, certo? Errado. É muito comum a acne na fase adulta. Muitas mulheres se livram das espinhas usando o anticoncepcional mas ao parar de tomar a pílula para tentar engravidar, as espinhas retomam com força total, e agora? O que fazer? O ácido azelaico pode ser uma boa alternativa.

Azelan – Tratamento para Acne

O Azelan é um creme dermatológico para tratamento da acne adulta. O ácido azelaico atua como principal princípio ativo do produto. O ácido azelaico é naturalmente encontrado em cereais integrais tais como o centeio e cevada. Ele tem efeito antioxidante agindo contra os radicais livres que são os responsáveis pelas inflamações na pele causadora das espinhas. Sendo assim, ele é muito eficiente no combate da acne

A função do ácido é atacar a bactéria Propionibacterium acnes que é a responsável pelo surgimento das espinhas. Além de controlar a longo prazo o reaparecimento de acnes e renova a saúde da pele além de melhorar aspectos de manchas.

O creme ou gel (não é pomada) ainda auxilia na melhora da aparência da pele, diminuindo a aspereza e os poros.

O creme é produzido pela Bayer e vem em um tubo de 30 gramas e seu uso é exclusivamente tópico, ou seja, para ser passado na pele onde se pretende tratar. Não podendo atingir olhos ou boca. Portanto, evite passar o produto muito próximos dessas mucosas para não correr nenhum risco e sempre lavar as mãos após a aplicação.

azelan acido azelaico
Embalagem de Azelan 200mg/g, também conhecido como ácido azelaico

Como Usar: De acordo com as orientações do laboratório fabricante contidos na bula e no site você deve aplicar no rosto limpo e seco, cerca de 2,5 centímetros de creme para toda a área do rosto, o que equivale a mais ou menos a falange do dedo indicador. Duas vezes ao dia, pela manhã e a noite. É orientado que para melhor resultado usar um agente de limpeza suave, é interessante associar ao uso o tônico da SkinCeuticals Blemish+Age Solution que é especialmente desenvolvido para peles maduras com acne.

Quanto tempo para fazer efeito: Para obter os melhores resultados é necessário usar o Azelan por meses seguidos, mas já no primeiro mês de uso é possível ver uma melhora significativa na diminuição das espinhas e no aspecto geral da pele. O tempo do tratamento varia de pessoa para pessoa dependendo da extensão das lesões e gravidade das inflamações.

Escamação ou Ardência: Durante os três primeiros meses do uso é normal aparecer algum sinal de irritação, neste caso é para reduzir a aplicação para uma única vez ao dia, ou alternar os dias. Se continuar pode ser sinal de alergia e o uso deve ser descontinuado.

Clareamento da Pele: Como é uma reação comum a descoloração da pele no local da aplicação, é importante passar o creme de maneira uniforme a fim de evitar manchas e partes mais escuras no rosto.

Pode ser usado de dia: A própria bula recomenda o uso duas vezes ao dia, de manhã e a noite. O produto não é fotossensível, ou seja, diferente de alguns ácidos que reagem com a luz do sol, o Azelan não queima se exposto ao sol. No entanto, obviamente, a pele deve ser protegida do sol com uso de protetor solar antes de tomar sol. Passe o Azelan com a pele seca, espere ele ser totalmente absorvido pela pele e aplique seus cosméticos habituais, protetor solar e maquiagem, conforme o costume.

Textura: Azelan é vendido em gel e creme, o gel tem menos ativo em sua fórmula, enquanto o creme tem 20% do ácido azelaico, 200mg/g, o gel tem 15% do ácido azelaico, ou seja, ele é de 150mg/g e é recomendado para pessoas de pele muito oleosa e com rosácea. O creme tem textura leve e não pegajosa, fica bem seco após a aplicação.

azelan antes e depois
A textura em creme é rapidamente absorvida sem deixar a pele branca

Pode ser usado em crianças e adolescentes: O medicamento é descrito para uso adulto, muito embora haja estudos clínicos em adolescentes entre 12 e 18 anos em que mostra que a tolerância ao uso de Azelan creme foi similar nos pacientes adultos e pediátricos, conforme descrito na bula do produto.

Uso concomitante com outros cosméticos: Muita dúvida surge do uso de Azelan junto com outro cosmético como antioxidantes e séruns. No entanto, a bula informa que não nenhum estudo sobre interação medicamentosa com outras substâncias. Já o site do medicamento diz:

“Não há restrições na utilização do produto com cosméticos, maquiagem ou protetor solar. É recomendado o uso de loção adstringente e hidratante junto com qualquer tratamento para acne. Maquiagens não comedogênicas, que não bloqueiam os poros, também ajudam a reduzir o risco de cravos e espinhas. Caso você tenha dúvidas em como usar cosméticos na presença da acne, busque orientação de um dermatologista”.

Pode ser Usado no Período Fértil ou Gravidez?

Todas as mulheres em idade fértil sabem que nem todos os produtos cosméticos podem ser usados quando se planeja uma gravidez ou quando se está grávida. Mas as espinhas de fundo hormonal, com frequência acometem as gestantes ou as tentantes pelo fato da suspensão do anticoncepcional oral. A bula do Azelan informa que:

Gravidez, amamentação e fertilidade

Recomenda-se cautela no uso de Azelan (ácido azelaico) em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Consulte seu médico.

Não existem dados sobre o efeito de Azelan (ácido azelaico) sobre a fertilidade humana.

“Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista”.

Conforme descrito, a bula não proíbe o uso de Azelan em mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação; pede apenas cautela e orientação médica. E já é consenso entre os médicos que Azelan pode ser usado por gestantes e tentantes, sendo o mais indicado tratamento para espinhas em mulheres que estejam planejando gravidez ou que estejam grávidas. Evite usar qualquer tipo de medicamento por conta própria e procure a orientação do seu ginecologista ou dermatologista, e tenha muita cautela ao usar caso tenha histórico de alergias como dermatites tópica e seja asmático, pois há relatos de agravamento da asma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *